Na hora de decidir a compra de um carro, muitos brasileiros acabam optando pelos modelos mais populares por diversos motivos. É verdade que, nos últimos anos, houve um aumento muito grande no preço médio dos veículos: só em 2021, o valor dos carros zero km ficou, em média, 35% mais caro comparado ao ano anterior.
Diversos fatores influenciaram nessa subida de preços: alta do dólar, crise dos microchips e até mesmo a inflação do país ajudaram a levar o valor dos veículos para as alturas.
Nesse cenário, os carros populares voltam a se tornar atrativos. Além de mais baratos quando comparados aos demais modelos, esses carros costumam ser mais econômicos e têm menor gasto com manutenção ao longo do tempo. Também são mais vendáveis, o que facilita bastante na posterior troca de carro.
Felizmente, existem diversas opções de modelos populares, que podem agradar a diferentes gostos. A seguir, vamos mostrar quais são os melhores carros populares, para que tenha uma boa experiência de compra.
Hyundai HB20 1.0 Sense
Desde que passou a ser comercializado no mercado brasileiro, o Hyundai HB20 tem se tornado um sucesso de vendas, competindo com alguns dos modelos mais vendidos, como Chevrolet Onix e Volkswagen Gol.
Com a repaginada em todo o seu modelo, o HB20 1.0 Sense se destaca mesmo sendo um modelo de entrada do hatch da Hyundai. Comparado aos concorrentes, esse modelo do HB20 tem um valor mais em conta: a partir de R$ 73.390 que, por mais que seja caro, pelo menos traz algumas vantagens quando comparado a outros modelos.
Antes de tudo, essa versão do Hyundai tem mais complementos do que os modelos de entrada dos hatches concorrentes. Não é preciso desembolsar um dinheiro a mais para desfrutar de um som com bluetooth e controles de som no volante. Este modelo possui direção elétrica, ar-condicionado, travas elétricas e controles eletrônicos de tração e estabilidade, que o ajudam a ter um bom desempenho tanto nas ruas, quanto nas cidades.
Seu motor 1.0 flex de três cilindros tem 80 cv de potência, com câmbio manual de cinco marchas. Com etanol, ele faz até 9,1 km/l na cidade e 10,1 km/l na estrada. Mas, se preferir utilizar gasolina, sua economia é ainda maior, com 12,8 km/l na cidade e até 14,6 km/l nas estradas.
Chevrolet Onix MT
Há muitos anos, o Chevrolet Onix ostenta o status de carro mais vendido do Brasil. Seu design arrojado e boa performance nas estradas e nas cidades têm atraído muitos interessados na compra do primeiro veículo.
Com a repaginação do modelo da Chevrolet, que aconteceu em 2020, o consumidor se viu diante de mais opções. E, se a ideia é ter um bom carro popular, é possível se sair bem com o modelo de entrada do hatch: o MT.
Seu motor 1.0 Ecotec aspirado de três cilindros possui câmbio manual de até seis marchas. A partir de 2022, a Chevrolet passou a disponibilizar uma gama de itens mesmo para a versão de entrada, como wi-fi nativo, projeção sem fio, atualização remota de sistemas eletrônicos e acesso ao myChevrolet app pela central multimídia.
Tudo isso faz com que a versão de entrada do Onix possua uma das melhores relações custo-benefício. Assim como os demais concorrentes, a versão de entrada também é flex: com etanol, pode fazer até 9,6 km/l na cidade e 12,2 km/l na estrada; com gasolina, o Onix faz 13,7 km/l na cidade e 17km/l na estrada.
Renault Kwid Zen
Se a ideia é ter um hatch econômico e com um bom preço, vale a pena considerar o Renault Kwid. Com preços a partir de R$ 61.090, ele apresenta uma performance melhor que o seu concorrente direto, Fiat Mobi.
Com um design repaginado para as versões 2022-2023, a versão Zen, de entrada, possui um motor 1.0 de três cilindros, com potência de 71 cv e câmbio de cinco marchas. Comparado a alguns concorrentes de entrada, a potência pode ser considerada baixa - porém, leve em consideração que o Kwid é um carro mais leve, portanto, sua performance não é comprometida.
A versão Zen já traz alguns adicionais bacanas para quem pretende lidar com os desafios do dia a dia: possui ar-condicionado de série, airbags laterais, controle eletrônico de estabilidade e assistente de partida em subidas. O painel multimídia possui rádio com bluetooth e travas elétricas.
Com um valor a mais, você pode contar com mais opcionais que o concorrente. O Kwid possui um porta-mala maior e um bom desempenho quando o assunto é economia de combustível, fazendo 10,8 km/l na cidade com o uso de etanol e 15,3 km/l com o uso de gasolina.
Fiat Mobi Like
Mais conhecido como o modelo que veio para substituir de vez o famoso Fiat Uno, o Mobi veio com a proposta de oferecer um ótimo custo-benefício para os compradores.
Seu espaçamento interno não é tão proveitoso quanto o de alguns de seus concorrentes, como Kwid e Onix. Porém, estamos falando de uma categoria que vem com o propósito de gerar mais economia para o consumidor.
Se você se preocupa com fatores como revisão e valores de peças, o Fiat Mobi Like é o carro para você. Seu custo de revisão até os 50 mil km é considerado o mais baixo de todo o mercado automotivo brasileiro.
Na versão de série do Mobi Like, o motorista conta com ar-condicionado, direção com assistência hidráulica, monitor de pressão dos pneus e travas elétricas.
Seu motor 1.0 com 74 cv de potência é mais econômico do que a versão de entrada do Mobi até a linha de 2021 (que era o Fire EVO). Sua média de consumo é de 13,5 km/l na cidade e 15 km/l na estrada com gasolina, com uma autonomia de 700 km com o tanque cheio.
Fiat Argo 1.0
Em pouco tempo, a Fiat conseguiu um ótimo feito: criar um modelo que pudesse brigar diretamente com a marca que lidera no segmento hatch. O Fiat Argo é um dos modelos mais vendidos do Brasil porque entrega um bom design e bons equipamentos para um modelo de entrada.
Sua versão de entrada com motor 1.0 possui 6 válvulas e uma potência que chega a 77 cv. Ele se destaca por trazer uma boa comodidade para o condutor, além de ter um acabamento com qualidade acima da média quando comparado aos concorrentes.
O problema da versão de entrada do Argo está na escassez de opcionais: o interessado em comprar a ‘versão pelada’ do hatch da Fiat precisa se contentar com ar-condicionado, direção elétrica e trava elétrica. Se quiser pré-disposição de som ou limpador no vidro traseiro, precisa pagar a mais ao comprar um modelo zero km.
De qualquer maneira, se você pretende gastar pouco na compra de um carro popular, o Argo 1.0 se apresenta como ótima opção por conta do conforto e bom desempenho. Com etanol, o hatch atinge 9,9 km/l no ciclo urbano e 10,7 km/l nas estradas. Já com uso da gasolina, ele pode chegar a até 14,2 km/l nas cidades e 15,1 km/l nas estradas, com valores a partir de R$ 73.990 (zero km).
Volkswagen Gol 1.0
O Gol deixou de ser o carro favorito dos brasileiros por uma série de motivos: com o tempo, ele perdeu o appeal de ser tanto uma boa opção para quem buscava por economia, quanto por performance. Há quem sinta saudades dos modelos potentes, como TSi e GTi, que deixaram de ser fabricados há décadas, principalmente após a consolidação da versão ‘Gol bolinha’, que alterou para sempre a relação do modelo com os consumidores.
Porém, isso não quer dizer que o Gol perdeu seu status de bom carro. Se a ideia é ter um modelo popular focado no desempenho, ele se apresenta como uma das melhores opções no mercado.
A versão 1.0 aspirada do Gol faz inveja nos concorrentes. Seu motor de três cilindros EA211 tem uma potência de até 84 cv, chegando a uma velocidade máxima de 167 km/h.
A lista de itens de série da versão 1.0 inclui ar-condicionado, direção hidráulica, preparação para som e travas elétricas - como a maioria de seus concorrentes. Aliás, ele veio para concorrer diretamente com HB20 Sense e a versão 1.0 do Argo, já mencionadas anteriormente.
O consumo do Gol também é bastante competitivo: na cidade, ele pode fazer até 9,4 km/l com etanol e 13,3 km/l com gasolina. Já nas estradas, ele chega a 10,1 km/l com etanol e 14,4 km/l com gasolina.
Volkswagen Up! 1.0 MPI
O modelo mais compacto da Volkswagen foi feito para quem costuma realizar suas atividades diárias sem depender de espaço interno. Sim, ele é bem compacto, mas nada que o atrapalhe em termos de consumo e bom desempenho.
Entre os destaques do Up!, vale mencionar a dirigibilidade, que é bem leve e macia comparada aos concorrentes (Mobi e Kwid), sem falar que possui uma boa estabilidade.
O motor 1.0 MPI possui três cilindros e uma boa força com baixos giros. Outro destaque vai para a equilibrada suspensão, que permite que o motorista não sinta tanto ao se deparar com estradas esburacadas no meio do caminho. Além disso, o Up! possui bom equilíbrio nas curvas, por mais que pareça pequeno demais.
A versão de entrada do Up! vem com ar-condicionado, direção elétrica, luzes diurnas e som automotivo. A desvantagem, porém, fica no acabamento, que não apresenta grandes novidades quando comparado aos concorrentes (mesmo em uma versão de entrada) e o custo de manutenção, que é um pouco mais caro.
O consumo, porém, está bem condizente com a categoria: com álcool, faz 9,6 km/l na cidade e 10,6 km/l nas estradas; já com uso da gasolina, ele atinge 14,2 km/l na cidade e 15,3 km/l nas estradas, tornando-o um dos mais econômicos de toda a categoria.
Renault Sandero Zen 1.0
Com quase 15 anos de idade no mercado brasileiro, o Sandero ajudou a popularizar a marca Renault no Brasil, tornando-se o principal substituto do famoso Clio.
Com o Sandero, a Renault fez algumas reformulações para competir diretamente com os vendáveis Chevrolet Onix e Hyundai HB20, entrando na lista dos 10 mais vendidos do país. Na verdade, o modelo foi fruto da criação de uma subsidiária da Renault especializada nos mercados latino-americanos e do leste europeu.
A versão de 2021 surge em três versões, iniciando com motor 1.0 com o modelo Zen, de entrada, que custa a partir de R$ 64.690. Trata-se de uma boa opção para quem busca um carro popular básico que possui bom espaçamento interno.
Comparado às demais opções que apresentamos, o Sandero tem a vantagem de ser um modelo mais robusto e que apresenta uma boa relação custo-benefício. Além do espaço interno maior, o Sandero possui um bom custo de manutenção quando comparado aos concorrentes. A desvantagem, porém, fica no desconforto que gera para o condutor: ele não é tão bom de dirigir quanto os demais.
A versão Zen possui ar-condicionado, direção eletro-hidráulica e trava elétrica. Além disso, possui uma central multimídia que permite acesso ao smartphone - uma vantagem competitiva em relação aos concorrentes, que só oferecem como opcional.
Considerado o hatch com melhor espaço interno do mercado, o Sandero também apresenta bons números em relação ao consumo: ele faz até 9,6 km/l com álcool e 14,2 km/l com o uso de gasolina.
Ford Ka SE Plus 1.0
Quando foi lançado, o Ka veio com a missão de substituir de uma vez o Fiesta, até então o hatch de entrada da marca. Um dos principais modelos é o SE, que possui direção elétrica, indicador de troca de marcha e central multimídia. A partir de 2019, o modelo recebeu integração com Android Auto e Apple CarPlay, que permite acionar comando de voz e integrar seu smartphone à central.
Por mais que o modelo não seja mais produzido, o Ka ainda é bastante procurado por quem procura bom desempenho de motor e uma gama de serviços que o tornam um hatch ainda atrativo.
O motor 1.0 da versão SE possui três cilindros, 12V e uma potência maior que a de seus concorrentes, chegando a 85 cv. A dinâmica do Ka é uma de suas principais vantagens, dando ao condutor mais segurança na hora de dirigir. Outro acerto desse modelo é a suspensão, que faz com que o carro tenha melhor desempenho diante das estradas mais castigadas entre os hatches de sua categoria.
O câmbio do Ka também é mais leve e objetivo, com engates precisos ao longo da direção. Sua desvantagem, porém, fica com o custo de manutenção, que é um pouco mais elevado que os seus concorrentes.
O consumo, porém, fica dentro da média dos demais modelos da categoria: com etanol, ele faz 9,2 km/l na cidade e 10,7 km/l nas estradas; já com uso de gasolina, o Ka SE atinge 13,4 km/l na cidade e 15,5 km/l nas estradas.
Formas de comprar um carro popular
Se você deseja investir na compra do seu próximo carro, pode contar com uma série de opções. Confira a seguir.
Compra à vista
Se você tiver o dinheiro completo para a compra à vista do seu modelo, pode realizar essa transação sem problemas. A vantagem é que você não precisa estender a dívida, ou seja, realiza a quitação total do seu carro.
Porém, é preciso analisar com cuidado se esta é a melhor opção para você. Veja se o dinheiro não fará falta ou se vai comprometer a sua reserva de emergência - dinheiro que deve ser guardado em uma conta de fácil resgate para lidar com situações emergenciais.
Financiamento
O financiamento é uma forma de parcelar a compra do seu bem. Para isso, é preciso contar com o apoio de uma instituição financeira, que irá avaliar seus rendimentos mensais e viabilizar o financiamento de acordo com o seu score.
Ao aprovar, a instituição realiza a compra total do veículo para que você possa pagar diretamente a ela.
Em todos os casos, é preciso dar um valor de entrada para o financiamento do seu carro. Geralmente, é um percentual de 20% do valor total do veículo. Assim, o valor restante é parcelado, com acréscimo de juros compostos - ou seja, juros sobre juros.
Por conta disso, o consumidor acaba pagando o dobro ou até mais pelo veículo. Aliás, quanto menor o valor de entrada, maior a incidência de juros.
A vantagem é que você sai com o bem na hora que o financiamento é aprovado. Porém, o bem se desvaloriza mais dessa forma, e você precisa pagar por um valor bem superior ao que realmente vale.
Consórcio
O consórcio é uma forma parcelada de investir em bens de alto valor. Só que, diferentemente do financiamento, não exige valor de entrada e nem cobra juros em sua modalidade.
Você não sai com o bem na hora porque o consórcio funciona como um autofinanciamento: você determina o valor do carro que deseja comprar, por meio da carta de crédito, e escolhe a quantidade de parcelas que deseja pagar.
Dessa forma, o consórcio viabiliza a compra de um bem de alto valor de forma planejada, sem afetar os rendimentos mensais do interessado.
A seguir, vamos explicar com mais detalhes como o consórcio funciona, para que possa investir na compra do seu carro popular.
Como fazer um consórcio para comprar um carro
O consórcio de automóveis é a melhor forma de investir em um carro porque não exige valor de entrada, não cobra juros e facilita bastante para que o consumidor determine a carta de crédito ideal de acordo com seus rendimentos mensais.
Para fazer um consórcio, você não precisa escolher o modelo com antecedência. Basta ter uma ideia do valor que precisa, para escolher o valor de carta de crédito, que irá possibilitar a compra do modelo que desejar com poder de compra à vista ao ser contemplado.
O primeiro passo é fazer uma simulação de consórcio. Escolha a categoria de consórcio de automóveis e selecione o valor de carta de crédito. Em seguida, você pode escolher a quantidade de mensalidades, e já tem como retorno o valor que terá que pagar nas parcelas.
O consórcio não faz cobrança de juros, apenas de uma taxa de administração e de fundo de reserva, para garantir que a inadimplência não comprometa a entrega das cartas de crédito nos grupos.
É possível simular a compra do seu bem quantas vezes quiser. Ao fornecer seus dados, um especialista de consórcio irá entrar em contato, para explicar como a modalidade funciona. Ao fechar o contrato, você entra em um grupo de consórcio e pode participar das assembleias, que definem os contemplados.
É possível ser contemplado de duas formas no consórcio: com os sorteios mensais ou com a oferta de um lance, que é um valor a mais que cada consorciado pode tentar, com o objetivo de antecipar sua aquisição. Pelo lance livre, que é a modalidade mais comum, o maior valor define o vencedor.
Ao receber a carta de crédito, o consorciado pode escolher o carro que deseja comprar, com poder de compra à vista.
Viu como é fácil contar com o consórcio para realizar os seus sonhos? Faça uma simulação de consórcio de veículos e comece o quanto antes a investir na compra do seu novo carro popular.