O que pode ser mais prazeroso do que conseguir organizar uma viagem com toda a sua família e aproveitar cada momento juntos, conhecendo novos locais e passando boa parte do tempo em conjunto?
Muitas pessoas têm vontade de viajar cada vez mais. Porém, por conta da rotina, da falta de planejamento e, principalmente, falta de recursos, acabam adiando esse plano, deixando os familiares frustrados por um momento tão valioso.
Vale lembrar que a viagem não cumpre apenas o desejo por lazer. Muitas pessoas aproveitam para visitar familiares e até mesmo conhecer novas culturas.
Independentemente do motivo, o fato é que viajar faz bem para as pessoas: um estudo realizado pela Universidade de Cornell identificou que, quanto mais as pessoas se aventuram em viagens, maior é a satisfação, que é o sentimento de felicidade relacionado a uma viagem. Até mesmo a parte de planejamento de todos os detalhes da viagem ajuda nesse senso de felicidade, de acordo com a pesquisa.
Devido à pandemia de Covid-19, muitas pessoas tiveram que adiar seus planos de viagem por um bom tempo. Com o aumento no ritmo da vacinação, diversos países e empresas aéreas foram abrindo cada vez mais - tanto que houve até mesmo um boom recente no setor, já que muitas pessoas decidiram compensar o tempo que ficaram em casa viajando com o controle cada vez maior da pandemia.
Existem milhões de benefícios em planejar uma viagem: você entra em contato com novas culturas, pode experimentar coisas diferentes e, o melhor de tudo, sair da sua rotina, conhecendo coisas interessantes ou até mesmo visitando pessoas que não vê rotineiramente.
Se você tem vontade de conhecer novos países ou até mesmo organizar uma viagem pelo Brasil com toda a sua família, ainda dá tempo de planejar a viagem dos seus sonhos. E, claro, vamos ajudar com isso!
A seguir, vamos mostrar o passo a passo de como organizar uma viagem.
Quer viajar no fim do ano? Se antecipe!
O fim de ano costuma ser muito concorrido para as pessoas. A maioria delas sai de férias e consegue conciliar com as férias dos filhos. Sem falar que se trata de um momento de grande festividade: com o encerramento de um ciclo, as pessoas querem estar juntas para planejar ou simplesmente conversar lembrando o que aconteceu no ano que passou.
Antes de pensar em uma viagem, a primeira decisão a ser tomada é a escolha de uma data.
Por mais que isso pareça óbvio, é preciso tomar alguns cuidados nesse processo de escolha. Se você tem pouco tempo para sair de férias, por exemplo, dificilmente conseguirá planejar uma viagem complexa - na verdade, você até pode conseguir, com o risco de gastar mais ou de passar por algum tipo de imprevisto.
A antecedência para a organização de uma viagem é importante: você tem tempo de pesquisar bons preços de passagens, estruturar um roteiro com calma e verificar as melhores opções de hospedagem.
Se você pretende viajar sozinho, tem mais liberdade para escolher uma data que seja de seu agrado. Mas, se pretende viajar com a família, precisa conciliar as férias escolares e as férias de trabalho de todos os integrantes. Isso vai exigir um planejamento prévio. Quanto antes todos chegarem a um acordo, melhor, para conseguir avançar com os próximos passos de planejamento de uma viagem.
Vale lembrar que o trabalho não termina apenas com a escolha da data: é preciso determinar o período em que vai passar no local de destino. Leve em consideração que, a cada dia que você passa fora de casa, gastará mais com hospedagem, alimentação, passeios, entre outros custos.
No caso de todos saírem de férias em um mesmo período, considere alguns dias de descanso em casa antes de retornar às atividades, como escola e trabalho. Dessa forma, você pode descansar o suficiente para lidar com a rotina novamente.
Converse com todas as pessoas da família, no caso de uma viagem coletiva. Se for envolver amigos e familiares distantes, é importante que todos estejam alinhados, para que tudo saia nos conformes.
Defina um orçamento para a viagem
Quando se fala em viagem, a coisa pode ficar muito abstrata. Você pode programar uma viagem para alguma cidade próxima de onde mora ou até mesmo embarcar em uma viagem internacional, para passar longos períodos.
A melhor forma de responder para onde ir é definir o seu orçamento para essa viagem. Até quanto você pretende gastar? Essa resposta é importante, porque permitirá que você consiga guardar o dinheiro necessário para esse passeio e possa se antecipar com algumas coisas, como compra de passagens e definição de hospedagens, por exemplo.
Se você pretende passar um período com seus familiares em outra cidade, provavelmente economizará bastante com hospedagem e alimentação.
No caso de uma viagem de carro, precisa considerar combustível, possíveis paradas no meio do caminho e até mesmo uma manutenção prévia - principalmente se a ideia for viajar por centenas de quilômetros pelas estradas.
Se for viajar de avião para alguma cidade brasileira, verifique não apenas o preço das passagens, mas até mesmo os custos locais: restaurantes, passeios e, claro, a hospedagem.
No caso de uma viagem internacional, o levantamento de custos se torna ainda mais importante. Veja como comprar moeda local, acione o seu banco para utilizar o seu cartão de crédito fora do país e pesquise preços de hospedagem, alimentação e passeios. Caso conheça alguém que tenha feito uma rota semelhante a que está planejando, colete algumas dicas e tente se preparar o quanto antes.
Para aproveitar melhor a sua viagem, junte um bom dinheiro para lidar com todos os custos. Caso tenha uma reserva de emergência, fique alerta para utilizar parte deste valor diante de algum imprevisto. O mais recomendado é juntar uma reserva especificamente para a viagem, principalmente no caso de ir para um país estrangeiro. Você pode lidar com gastos não planejados ou até mesmo com algum tipo de surpresa que possa exigir mais recursos do que o previsto.
Todo cuidado é válido na hora de se preparar para uma viagem. Porém, não deixe que isso gere um desânimo. Se for preciso, reveja alguns de seus hábitos, para estar financeiramente preparado. Além de ter mais segurança, você se sentirá mais à vontade para aproveitar tudo o que há de melhor em sua viagem.
A melhor forma de ter esse controle é com a utilização de uma planilha ou um local em que consiga visualizar e editar posteriormente. Anote todas as suas projeções de gasto, para que consiga se organizar com antecedência e até mesmo contratar um seguro-viagem, por exemplo. Quanto mais conseguir se antecipar, menos estará vulnerável às surpresas negativas que possam surgir.
Monte o seu roteiro
Muitas pessoas se divertem na etapa de montar um roteiro para a sua viagem. Nesse momento, você começa a vislumbrar como será cada passo da sua viagem, pensando nos locais que pode visitar e, assim, ter maior previsibilidade de gastos.
Ao definir a cidade ou até mesmo o país em que vai viajar, entenda qual a estação do ano no local: não vá arriscar levar um monte de camisetas e shorts para um local quente que, no mês em que for viajar, estará no inverno!
Confira as programações do dia ou semana em que decidir viajar e também os valores de cada passeio: você pode contemplar passeios de graça, considerar o transporte público do local (uma ótima oportunidade de conhecer ainda mais e se conectar com as pessoas) e verificar as melhores opções para economizar. Não se esqueça que, dependendo do país, a oscilação de um dólar ou um euro pode ter um grande peso no seu planejamento para a viagem.
Aliás, compre a moeda local com antecedência. Você pode verificar índices de dólar futuro, por exemplo, para identificar um bom preço para compra.
No roteiro, porém, o mais importante é conseguir ter previsibilidade do que vai fazer - principalmente se for para um local que ainda não visitou.
Mesmo em cidades que já conhece, não esqueça de montar o seu próprio roteiro. Caso tenha algum evento, por exemplo, que necessite de compra de ingressos com antecedência, tente resolver o mais rápido possível, para não ter que perder tempo em filas.
Se você pretende descansar, certamente escolherá programas mais simples, como idas ao restaurante, conhecer os cartões postais ou até mesmo ficar na praia por um bom período de tempo, sem fazer nada o dia inteiro.
Quem gosta de aventuras, provavelmente vai preencher a agenda quase inteira com uma programação mais dinâmica, com trilhas, passeios de ônibus e até mesmo conhecer as baladas locais.
Uma boa dica é verificar os preços de cada um desses serviços com antecedência. Se conseguir ter uma previsão de gastos no dia a dia, como compra de comida e itens de necessidade básica, pode ser uma boa.
Cada cidade tem os seus locais especiais que precisam ser visitados. Se você conhecer alguém no local que deseja visitar, peça algumas dicas. De qualquer forma, existem diversos blogs e influenciadores especializados em viagens que podem ajudar com dicas baratas ao visitar diferentes locais.
Veja quais as melhores formas de viajar
Com o orçamento e o local definidos, você pode pesquisar qual a melhor forma de viajar. Pode considerar o uso do seu carro de passeio, no caso de um local próximo.
Se tiver planejando em uma data muito próxima, leve em consideração o tempo e até mesmo as opções mais em conta. Afinal, você pode até mesmo alugar um veículo ou viajar de ônibus, dependendo do trajeto.
Vale lembrar que você pode lidar com esses gastos com antecedência. Por exemplo, vai para uma cidade na praia, e gostaria de ter um veículo para dirigir - embora faça a viagem de ônibus? O ideal é reservar com antecedência: além de garantir o que precisa em uma época tão concorrida, como o fim do ano, você pode ter uma economia significativa de gastos.
Acredite: quando se trata de viagens de fim de ano, muitas pessoas acabam deixando as coisas para a última hora e, como consequência, acabam gastando um valor bem mais alto em sua viagem.
Procure hospedagem com antecedência
Hospedagem é um assunto sério quando se trata de viagem de fim de ano. A grande maioria dos locais já reservam o local que você precisa com antecedência: inclusive, muitas pessoas já se preparam logo no começo do ano para o ano que está por vir, cientes de que os preços podem ser alterados.
Se a ideia é visitar algum parente, muito provavelmente você economizará nessa etapa. Mas, se deseja explorar uma cidade ou país diferente, precisa tomar alguns cuidados.
Atualmente, é possível pesquisar por hospedagens sem nenhum tipo de intermediário. Aplicativos como o Airbnb, por exemplo, permitem se conectar com moradores locais. Você pode verificar as imagens do local e conferir se a hospedagem oferece tudo o que necessita.
Caso prefira ficar em um hotel ou um tipo de hospedagem formal, com prestação de serviços de qualidade, você pode contar com apps como Hotel Urbano, Booking, entre outras opções, que permitem fazer uma comparação dos locais, com fotos e avaliações dos usuários.
Faça o cálculo da quantidade de dias e de pessoas que irão viajar. Você pode negociar uma reserva diretamente com o proprietário, tendo as plataformas mencionadas como intermediárias.
Quanto antes você decidir, já pode começar a pagar pelo local. Fique atento à possibilidade de ter café da manhã incluso, passeios complementares à hospedagem e, principalmente, às exigências do local. Muitos deles podem exigir um tipo de comportamento para se manter na estadia, como evitar bagunça ou impedir que se retorne para o local após determinado horário.
Outras plataformas oferecem pacotes completos, com passeios, transporte, traslado, café da manhã e hospedagem já prontos. Por conta de tudo isso, você pode ter uma boa economia, principalmente se conseguir reservar com bastante antecedência.
Leia as avaliações disponíveis, para conferir o que outros hóspedes têm a dizer sobre o local. Elas podem ajudar bastante na sua tomada de decisão, portanto, pesquise com calma e converse com todos os integrantes da família antes de fechar algum tipo de pacote.
Pesquise sobre a cultura local
Seja ao viajar para um país diferente ou conhecer uma cidade que nunca tinha ido antes pelo Brasil, fazer uma pesquisa prévia sobre a cultura local é imprescindível.
No Brasil, temos a língua como denominador comum, que ajuda bastante na hora de se comunicar. Porém, em alguns locais os costumes podem ser bem diferentes de sua cidade de origem.
Quando se fala de outro país, então, a diferença é ainda maior. Para lidar com isso, pesquise com antecedência sobre os costumes locais: o que pode ser considerado ofensivo, para que você evite qualquer tipo de contratempo; como as pessoas se comunicam com estrangeiros; o que pode ou não ser falado em relação ao país no local, entre outros fatores.
Pode ser que você cometa uma ou outra gafe em sua viagem. Porém, quanto mais você se preparar, melhor será a sua experiência. Acredite, você não vai querer encrenca em um local que não conhece muito bem…
Contrate um seguro viagem
Ter um seguro viagem é extremamente importante - principalmente no caso de uma viagem internacional.
Ele funciona como um plano de saúde temporário que garante a indenização em diversas situações, como:
Atendimento médico e odontológico 24h;
Seguro no caso de interrupção ou cancelamento da viagem, em caso de emergência médica;
Visita ao segurado hospitalizado;
Acompanhante em caso de hospitalização prolongada;
Despesas farmacêuticas;
Hospedagem após alta hospitalar;
Remarcação de passagem para regresso;
Repatriação médica e funerária, que garante o retorno do viajante ao Brasil tanto em caso de doença e acidente quanto em caso de falecimento;
Assistência funeral;
Indenização no caso de morte;
Indenização no caso de invalidez permanente ou total;
Localização de bagagem extraviada;
Indenização no caso de extravio de bagagem;
Despesas jurídicas;
Pagamento antecipado de fiança.
É preciso que o seguro viagem tenha, pelo menos, a mesma duração da viagem que pretende fazer. Você pode contratar por meio da bandeira do seu cartão de crédito ou por empresas especializadas no assunto.
Pesquise com antecedência, para checar os valores e verificar se atende ao que você realmente precisa.
Prepare-se para os próximos anos
Quanto maior a antecedência de preparo para a sua viagem, maiores são as chances de conseguir economizar e ter uma experiência mais positiva.
Portanto, se o dia da viagem está muito próximo, mas mesmo assim deseja passar um tempo de qualidade com a sua família fora do ambiente de casa, tenha em mente que alguns gastos ficarão mais caros.
Mas, se puder, já se antecipe para as próximas viagens de fim de ano. Pode ser para o mesmo local ou até mesmo uma cidade ou país diferente. Siga os passos que já apresentamos com antecedência e, muito provavelmente, você conseguirá garantir mais um período valioso junto às pessoas que realmente importam.
Para realizar esse planejamento, o consórcio pode ser um importante aliado. A seguir, vamos explicar como funciona o consórcio de serviços para você organizar a sua próxima viagem.
Como o consórcio pode ajudar na sua viagem
Você sabia que pode contar com o consórcio para organizar a sua próxima viagem?
Com o consórcio de serviços, você pode planejar com antecedência não só a viagem de férias, mas até mesmo um intercâmbio ou um mochilão em uma ou mais regiões fora do país.
Para fazer o consórcio, basta escolher uma administradora que tenha autorização do Banco Central do Brasil (Bacen) para que possa operar - como a Embracon, que possui mais de 30 anos de história.
Ao entrar no site da administradora, selecione o consórcio de serviços e faça a simulação. A primeira informação a ser colocada é o valor da carta de crédito, que corresponde ao total que desejaria ter para realizar a viagem.
Pelo consórcio de serviços, a carta pode chegar a até R$ 30 mil. Caso queira um valor superior, é possível investir em mais de uma cota.
Em seguida, você determina a quantidade de mensalidades que deseja pagar. É possível simular quantas vezes quiser, até conseguir encontrar o valor ideal para o pagamento da sua cota.
Ao passar pela simulação, você é contatado por um especialista de consórcio e pode fechar o contrato. Depois disso, entra em um grupo, onde pode ser contemplado com a sua carta de crédito de duas formas: pelos sorteios ou com a oferta de um lance. A oferta de um lance permite que você seja contemplado com antecedência. Quanto maior o valor da sua oferta, maiores são as chances de ser contemplado.
Com a contemplação, você finalmente pode utilizar o valor integral da carta de crédito para o pagamento da sua viagem. É possível comprar passagens, fechar hospedagens ou, se preferir, fechar um pacote completo para ter a melhor experiência possível com a viagem.
O consórcio de serviços pode ser uma ótima maneira de planejar uma viagem mais elaborada junto à sua família. Com antecedência e planejamento, você pode criar o seu roteiro com mais detalhes e seguir todas as nossas dicas com maior espaço de tempo. Reúna sua família, crie uma planilha e comece a planejar a sua próxima viagem, em um período que seja confortável para todos.
Para isso, conte com o consórcio. Faça uma simulação de consórcio de serviços e programe as próximas viagens de férias, sem ter que pagar juros ou valor de entrada.