A calvície é um problema comum entre os homens, mas também atinge determinado grupo de mulheres. É uma situação que afeta muito a autoestima das pessoas. Contudo, quanto antes for tratada, maiores as chances de sucesso. Portanto, os tratamentos para calvície são importantes e devem ser escolhido com cuidado.
Atualmente, existem diversas formas de tratar a calvície. Para que a escolha seja bem sucedida, é importante, em primeiro lugar, ir a um profissional e identificar o tipo — se é genética ou causada por fatores como estresse, ansiedade, depressão, alimentação —, bem como o tratamento indicado para cada um dos casos.
Quer saber mais sobre esse assunto e conhecer as opções de diagnóstico e de tratamento para calvície? Então, continue a leitura!
Principais formas de diagnóstico
Scanner do couro cabeludo
O scanner consiste em um aparelho que analisa o couro cabeludo e os fios de cabelo. Ele captura imagens aumentadas em até 8 mil vezes, detectando inflamações, se há seborreia, alterações na circulação ou deposição de gordura. Não provoca dor e possibilita resultado imediato sobre o melhor tratamento usar contra a calvície.
Leia mais: Cirurgia na orelha: tire todas as suas dúvidas.
Microscopia eletrônica do bulbo
Também é um aparelho utilizado para diagnóstico, uma vez que possibilita ao médico avaliar a matriz celular do fio de cabelo que foi ampliado. É um procedimento que não provoca dor.
HairDX
Essa forma de diagnóstico consiste em captar, com um cotonete, o muco presente no couro cabeludo. O objetivo é realizar um de teste de DNA para detectar se há probabilidade de a pessoa ficar careca. Também não provoca dor e o índice de acerto pode chegar a 80%.
Principais opções de tratamento para calvície
Saiba mais: 6 coisas que você precisa saber sobre a rinoplastia.
Laser de baixa penetração
Esse tratamento para calvície é feito por meio de uma luz que tem ação direta no bulbo capilar, fazendo com que as células do cabelo sejam estimuladas a multiplicar.
O laser dilata os vasos sanguíneos que transportam nutrientes e oxigênio para a matriz capilar, fortalecendo-a e reduzindo inflamações. Não provoca dor ao paciente, que passa a ter os resultados finais em seis meses.
Como é feita a cirurgia de pálpebras e quais são os resultados?
Eletroestimulação
A eletroestimulação é um tratamento realizado por meio de pequenos choques no couro cabeludo. Esses choques têm por objetivo estimular as células do bulbo capilar, interrompendo a queda e fazendo com que os fios voltem a crescer. Também é um tratamento indolor e os resultados finais são notados em seis meses.
Intradermoterapia
Essa forma de tratamento consiste em passar um rolo com microagulhas no couro cabeludo, a fim de abrir pequenos canais. Por meio desses canais são introduzidas algumas substâncias que interrompem a queda do cabelo e estimulam o crescimento.
O silício orgânico e algumas proteínas são exemplos de substâncias utilizadas. Também não é um tratamento doloroso e os resultados são obtidos em cerca de 6 meses.
O que é e como funciona o consórcio para cirurgia?
Remédio contra queda
Dutasterida é o nome dado a uma droga sintética muito eficiente para combater a queda de cabelos. Apresenta mais resultados que a finasterida, utilizada até então em tratamentos de calvície. O paciente não sente dor e os resultados são percebidos após 6 meses de tratamento.
Faça uma simulação de consórcio e veja quanto pagar mensalmente pelo tratamento.
Transplante folicular coronal
Esse é um tratamento mais caro e só é possível se o paciente tiver, no mínimo, 40% do cabelo. É uma espécie de avanço do transplante capilar, porém, em vez de tufos, são enxertadas unidades foliculares retiradas do próprio paciente.
Esses fios implantados caem, em geral, após 4 semanas. Em seguida, nascem normalmente. O tratamento consiste em uma cirurgia de aproximadamente 5 horas e os resultados completos são obtidos em cerca de 8 meses.
Como você pôde ver, existem diversas opções com preços e métodos variados, tanto para diagnosticar quanto para tratar. Contudo, para que o tratamento para calvície seja mais eficaz, o indicado é que tenha início assim que a queda capilar se intensificar.
Gostou deste texto? Então, compartilhe em suas redes sociais e ajude mais pessoas a conhecer as diversas opções de tratamento para calvície.
Gostou do nosso post? E que tal saber mais sobre as nossas novidades em tempo real? Siga-nos nas redes sociais e veja tudo na sua timeline. Estamos no Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn, além de um canal incrível no YouTube.