Antes de investir em qualquer segmento ou carreira é preciso fazer algumas pesquisas de como ele opera e depois fazer considerações avaliando se ele se adequa a você.
Para os caminhoneiros autônomos também é assim. Se você já dirige veículos pesados e está pensando em ter seu próprio caminhão e ter mais liberdade de escolhas no âmbito profissional você deve se fazer algumas perguntinhas básicas:
Quais as vantagens e desvantagens de ser um caminhoneiro autônomo?
Ter maior liberdade para definir seu itinerário, os locais de parada, fazer o próprio horário e escolher clientes são os apelos mais atrativos de seguir esta estrada.
Ao contrário do trabalhador com carteira assinada, o autônomo tem que arcar com toda a parte burocrática, ser disciplinado para cumprir os horários a que se propõe sem ter a cobrança do chefe no calcanhar - na prática troca-se o chefe pelo cliente, ainda há a cobrança, mas a responsabilidade passa a ser mais pesada nos ombros do autônomo. Você não divide os lucros, mas também não divide os deveres e compromissos.
Qual o tamanho do veículo e tipo das cargas a serem transportadas?
Basicamente este é o item que define o “tamanho da encrenca”, mas saber do que serão seus principais carretos vai definir não apenas o tamanho do veículo, mas a responsabilidade atrelada à carga.
Transportar combustíveis ou alimentos perecíveis requerem caminhões e carretas específicos com caçamba tanque ou frigorífico, por exemplo, e que tem a vantagem de ser um serviço mais especializado e mais caro e a desvantagem da manutenção que podem acarretar.
Os percursos pretendidos também contam para fazer a avaliação, já que dependendo do estado da União as estradas têm condições bem diferentes. Estradas esburacadas e de terra batida não são incomuns em muitos destes locais.
Optar por um veículo novo ou usado?
Para tomar esta decisão tenha em mente três pontos principais: a frequência com que vai usar o caminhão, se vai dirigir ou alugar e quanto dinheiro tem para investir.
Se vai rodar em uma estrada com boas condições ou em áreas urbanas, o veículo usado não vai acumular desgaste tão rapidamente, mas se a ideia é transportar cargas em estradas menores ou em pior situação de conservação o novo deve aguentar melhor o tranco antes de pedir uma parada no mecânico.
Como fazer a compra?
Consulte a tabela FIPE (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) para saber quanto estão custando os caminhões que você tem em mente e consulte também quanto deve sair o seguro de cada modelo antes de fazer a compra.
Uma vez batido o martelo, é hora de escolher como você vai fazer este investimento, e a melhor opção é o consórcio - excelente para bons planejadores!