Antes mesmo de pensar em comprar algum tipo de imóvel, uma das principais características a serem observadas é o espaço. Qual o tamanho do próximo local em que desejo morar?
Essa pergunta costuma ser importante porque ajuda a definir qual o tipo de imóvel que o consumidor vai comprar. Quem deseja ter mais espaço, com churrasqueira, garagem, sala de estar e, principalmente, um grande quintal, muito provavelmente dará preferência para a compra de uma casa.
Isso não quer dizer, porém, que os apartamentos não possam suprir a necessidade de quem busca espaço. Muitas pessoas ainda podem associar os apês a locais contíguos e com muitas regras, mas a verdade é que o mercado imobiliário é bem mais amplo que isso e tem oferecido apartamentos de diferentes metragens para compra.
Além do mais, sempre existe a opção de comprar e decorar um duplex. A seguir, vamos explicar o que é o duplex e, em seguida, falar de suas vantagens e desvantagens.
O que é um duplex?
Os apartamentos duplex possuem dois pavimentos conectados um ao outro. Na grande maioria dos casos, esses tipos de apartamentos estão nos dois últimos andares do prédio - ou seja, a famosa cobertura - mas existem complexos que permitem essa estrutura nos demais andares também.
Geralmente o duplex une o que seria um apartamento inferior e o superior. Em sua configuração, muitos moradores optam por decorar sala e cozinha no primeiro andar, e os demais quartos e escritórios no segundo andar.
Por conta disso, o duplex é considerado um imóvel de luxo, afinal, é preciso pagar por dois apartamentos para ter um só com mais espaço e todo o conforto que você busca. Aliás, existem edifícios que têm a opção de triplex, que une três apartamentos em um só, dando ainda mais espaço.
Agora que você já sabe o que é o duplex, iremos falar de suas vantagens e desvantagens.
Vantagens de um duplex
A seguir, iremos elencar as principais vantagens de investir em um duplex.
Mais espaço para você e sua família
Se é espaço que você e sua família necessitam, com toda a segurança e serviços prestados em um condomínio, certamente o duplex pode ser uma excelente opção de compra.
Ao ocupar o espaço de dois apartamentos do seu prédio, você tem mais liberdade para determinar onde os móveis ficarão, como montar a sua decoração e utilizar melhor cada espaço, sendo de grande utilidade para famílias com filhos ou até pets.
Você tem mais privacidade
Uma das maiores vantagens de se ter um duplex, principalmente se for localizado nos últimos andares do edifício, é a privacidade. Afinal, poucas pessoas conseguirão visualizar o que de fato acontece dentro da sua residência.
Além disso, você pode contar com todos os serviços do seu condomínio, incluindo câmeras de monitoramento 24h por dia, porteiros controlando a entrada e saída de visitantes, vaga coberta, entre outras facilidades já proporcionadas pelo seu condomínio.
Vista privilegiada
Nem precisa dizer que, morando em um duplex, você tem a oportunidade de ter uma vista privilegiada - ainda mais se tiver em uma cobertura.
Com um duplex, você pode personalizar o seu apartamento para que tenha uma área externa mais espaçosa. Além de aproveitar melhor o sol dessa forma, você certamente contará com uma vista bem mais privilegiada que os demais moradores do seu prédio.
Melhor uso da luz natural
Com maior espaço, você pode planejar a melhor forma de entrar luz natural em seu apartamento duplex. Aliás, por estar localizado nos últimos andares, você é menos afetado por interferências como demais prédios, árvores, entre outros elementos que provocam sombra.
Além disso, você pode customizar janelas maiores, a fim de obter mais ventilação e diminuir as chances de comprometer os móveis por conta da umidade.
Você paga um único valor de condomínio
Com dois apartamentos à sua disposição, você sabia que, com o duplex, paga apenas um único valor de condomínio? De certa forma, isso representa uma economia, porque você possui mais espaço à sua disposição, contribuindo da mesma forma que os demais condôminos.
Principais desvantagens de um duplex
O valor de um apartamento duplex é bem maior do que um apartamento convencional. Afinal, tanto luxo e tantas possibilidades de personalização exigem maior investimento por parte do interessado.
Leve em consideração a acessibilidade: pessoas idosas, por exemplo, podem ter maior dificuldade de locomoção em um imóvel desse tipo, principalmente se contar com muitas escadas.
Observe bem as questões estruturais que envolvem a compra de um duplex. Trata-se de uma moradia mais complexa e que, muitas vezes, envolve o trabalho de profissionais diferentes. Portanto, o custo de manutenção ou até mesmo de reforma de um imóvel desse tipo pode representar um custo maior para o comprador.
E, claro, vale lembrar que os moradores de uma cobertura devem seguir regras como qualquer outro morador. Veja quais são as exigências do condomínio, principalmente em relação ao uso da área privativa.
Quanto à parte burocrática, vale analisar se a nova metragem está de acordo com o cadastro na Prefeitura de sua cidade, para evitar qualquer tipo de problema na compra ou venda do imóvel.
Compre seu duplex com o consórcio
Com o consórcio de imóveis, você pode investir de forma planejada na compra do seu novo duplex. Sem a necessidade de pagar valor de entrada e, o melhor, sem juros nas mensalidades, você define o valor de mensalidade do seu consórcio, enquanto participa dos sorteios mensalmente.
Caso queira antecipar sua contemplação, você pode dar o lance. A vantagem do consórcio de imóveis é poder utilizar os recursos do seu FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) para o lance.
Portanto, invista desde já na realização do seu sonho. Faça uma simulação de consórcio de imóveis e planeje a compra de um duplex, para proporcionar mais conforto e segurança para a sua família.