Como funciona o valor da parcela do consórcio?

Como funciona o valor da parcela do consórcio?

Para que cada integrante do consórcio receba sua carta de crédito e, assim, obtenha seus bens materiais, é necessário o pagamento de um valor mensal, acordado com a administradora. Mas você sabe calcular a parcela do consórcio?

Se você tem alguma dúvida sobre isso, este é o artigo certo! Explicaremos o que cada item significa e ensinaremos como calculá-lo corretamente. Boa leitura!

Parcela do consórcio: quais os fatores que compõem os valores

Fundo comum

Os fundos comuns referem-se à taxa primária sobre o valor dos ativos e, portanto, são considerados 100% da carta de crédito obtida no consórcio. Para calcular o valor mensal do fundo correspondente, basta dividir o valor da carta de crédito pelo número de meses de duração do contrato.

Taxa administrativa

A administradora é a responsável por formar e cuidar do funcionamento do grupo de consórcio, administrando os valores e a relação com os membros. Para isso, ela cobra a taxa administrativa, que é fixa e diluída ao longo do contrato. É importante ressaltar que essa empresa deve ser autorizada pelo Banco Central do Brasil e fazer parte da Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (ABAC).

Fundo de reserva

O fundo de reserva é a segurança do grupo para eventuais despesas. Isso significa que ele pode ser usado para cobrir despesas judiciais e extrajudiciais, bem como inadimplência de membros, para que não haja prejuízo para outros consorciados.

É uma taxa que pode ser proporcionalmente devolvida quando o grupo acabar, caso não tenha sido usada totalmente.

Seguro

O seguro é uma taxa opcional ou obrigatória, dependendo da administradora, e deve constar formalmente no contrato. O seu valor também varia conforme a decisão da empresa que elabora o consórcio.

Como saber qual é o melhor plano para você?

Primeiramente, você deve ter em mente que assumir um consórcio é um investimento de médio a longo prazo. Dessa forma, analise as opções disponíveis e não se esqueça da previsão dos reajustes.

Depois, faça os cálculos das taxas conforme o valor-base que você pode assumir sem prejudicar a sua renda. É indicado que a prestação não comprometa mais que 30% do seu orçamento mensal.

O valor da parcela do consórcio está mais alto do que você pretende? Não é motivo para desistir dos seus sonhos. As empresas geralmente oferecem vários planos e com certeza algum encaixará nas suas possibilidades. Por isso, solicite informações, faça simulações e tire todas as dúvidas antes de fechar o contrato.

Não assuma um consórcio sem saber antes se vai conseguir mantê-lo, pois ficar inadimplente não deve ser uma opção. Além do investimento ficar mais caro, pois você estará sujeito a juros e multas pelo atraso, se a situação se estender pode ocorrer até a expulsão do grupo.

Contratar um consórcio não é difícil, e a ausência de juros o torna uma das melhores opções para financiar os seus planos. Além disso, a previsão de quanto será o valor da parcela do consórcio torna essa decisão ainda mais segura e acertada, cabendo exatamente no seu orçamento.

Faça sua simulação conosco!