Consórcio de imóvel é com a Embracon

20 de out. de 20223 minutos de leitura
Consórcio de imóvel é com a Embracon

Comprar a casa própria é um dos grandes sonhos dos brasileiros, mas muitos não têm recursos financeiros para tirar os planos do papel. Nesse sentido, entender como funcionam os consórcios de propriedade pode ser uma solução.

Antes de saltar para esta alternativa, é necessário analisá-la bem, e vamos ajudá-lo a fazer isso neste artigo. Continue lendo para saber como funciona o consórcio de imóvel.

Consórcio de imóvel: como funciona na prática

Um consórcio de imóvel, também conhecido como consórcio imobiliário, é um contrato entre um grupo de pessoas interessadas na compra de uma casa.

Eles se reuniram para montar uma poupança coletiva para emitir cartas de crédito para todos os consorciados por um determinado período de tempo, permitindo que eles comprassem imóveis à vista.

Para decidir quem é o comprador no momento, as administradoras realizam um sorteio todo mês. Outra forma que o consórcio está considerando é um lance. É um valor pré-pago para que os participantes possam ser contemplados com a cartas de crédito antecipadamente.

Saiba os custos que você tem com o consórcio de imóvel

Apesar de não haver a cobrança de juros, existe um custo para manter o consórcio bem administrado e, por isso, ocorre a cobrança de algumas pequenas taxas.

Fique ciente de todas elas, abaixo:

Taxa de administração

A taxa de administração é o valor que a administradora cobra para fazer a gestão de todos os consorciados.

Esse valor varia de acordo com cada administradora. Por isso, deve ser levado em consideração na escolha da mesma.

Fundo comum

O fundo comum é uma parte da parcela que compreende todos os recursos que serão utilizados para custear as cartas de crédito.

Ou seja, esse é valor reservado para a criação do caixa do grupo e será utilizada para efetuar a compra do bem pelo consorciado contemplado.

Fundo reserva

O fundo reserva é uma medida para se prevenir de adversidades, como a inadimplência de alguns integrantes, por exemplo.

Esse fundo tem como objetivo manter o bom funcionamento do consórcio mesmo em casos de situações inesperadas.

Seguro

A taxa do seguro incluído na parcela é uma forma de garantir que os consorciados sejam capazes de honrar as cartas de crédito.

Através disso, é possível cobrir imprevistos como inadimplências derivadas de morte ou desemprego de algum consorciado.

O consórcio de imóvel é considerado seguro?

O consórcio existe no Brasil desde a década de 60 – alguns pais ou avós podem até se recordar dos consórcios para a compra das primeiras TVs – e começou a ser normatizado e fiscalizado nos anos 70, com a Lei nº 5.768.

Nos anos seguintes, vieram a Lei n° 8.177, de 1991, que tornou o Banco Central do Brasil responsável pela fiscalização e regulamentação dessas operações, e a Lei do Consórcio, de 2008, que trouxe mais segurança jurídica e clareza ao sistema.

Portanto, do ponto de vista legal, o consórcio é um contrato bastante seguro, com diversos mecanismos que amparam o consorciado.

Quais os benefícios do consórcio de imóvel?

O consórcio de imóvel é uma opção de crédito que oferece inúmeros benefícios para o participante, sendo o método ideal para aqueles que valorizam a disciplina e uma boa economia.

Veja abaixo as principais vantagens proporcionadas pelo consórcio:

Você não precisa pagar entrada

Uma vantagem bastante considerável do consórcio de imóveis é a não obrigatoriedade de um valor de entrada. O valor total será, portanto, parcelado, sendo necessário pagar apenas as mensalidades até o fim do consórcio.

Este é um fator preponderante para aqueles que não possuem o montante necessário para dar de entrada no imóvel.

Não existe a cobrança de taxa de juros

A principal vantagem do consórcio de imóveis é a isenção de juros, e é por isso que essa opção de crédito está sendo cada vez mais escolhida. Os consumidores, cada vez mais, buscam fugir das taxas de juros cobradas pelo financiamento tradicional.

Além disso, os valores cobrados pela administração do consórcio são diluídos nas parcelas durante todo o período do contrato. E, no fim, são bem inferiores se comparadas as taxas de juros impostas pelos bancos e demais instituições financeiras.

Autonomia na hora de utilizar o crédito

Ao ser contemplado com a carta de crédito, o consorciado possui um leque de opções para utilizá-lo da forma que preferir, desde que faça parte da categoria do bem desejado.

Dentre as opções, o consorciado pode optar por imóveis comerciais ou residenciais — podendo ser novo ou usado — ou, se preferir, também pode utilizar a quantia para adquirir terrenos, apartamentos ou sobrados.

Diversas opções de planos e prazos

As administradoras têm buscado proporcionar uma grande variedade de planos e prazos, para que o consumidor possa optar por um consórcio que se enquadre perfeitamente no seu perfil.

Gostou? Faça a simulação do seu consórcio de imóvel com a Embracon.