Dicas para começar a empreender

23 de set. de 20214 minutos de leitura
Dicas para começar a empreender

Em contexto de crise, como a que estamos passando, de Covid-19, é comum que as pessoas comecem a adotar novos comportamentos, principalmente quando o problema desencadeia desemprego em massa.  

No Brasil, não poderia ser diferente. Para se ter uma ideia, o Brasil ocupa o topo da lista do número de empreendedores, à frente de nações como China, Estados Unidos e Japão, segundo pesquisa da Global Entrepreneurship Monitor (GEM).  

Em números, isso se traduz da seguinte maneira: 3 em cada 10 brasileiros entre 18 e 64 anos possuem uma empresa ou estão envolvidos com a criação de um negócio próprio.

Sim, o brasileiro é criativo e tem apetite para os negócios. Porém, é preciso levar outros pontos em consideração, como a escassez do mercado formal de trabalho, que tem atingido um triste recorde de 14,4 milhões de desempregados, segundo dados mais recentes do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Além disso, o Brasil possui outro dado negativo em relação ao empreendedorismo: cerca de 21% das empresas quebram após o primeiro ano de atividade, ainda segundo o IBGE. Isso acontece por conta de diversos fatores, como falta de investimento em educação financeira, despreparo na hora de tocar o negócio ou até mesmo problema com burocracia e formalidades.

Mas, como fazer para o empreendimento dar certo? A seguir, vamos apresentar algumas dicas, para que você atinja sucesso com o seu negócio.

Não demore demais para colocar seu negócio no ar

Se você tem uma ideia de negócio, não demore demais para colocar no ar. E isso se aplica em diferentes frentes. Seja na hora de montar um salão de cabeleireiro, por exemplo, ou na hora de desenvolver um aplicativo a fim de resolver um problema da vida real, quanto antes você começar com o seu empreendimento, melhor.

Quando você faz isso, já vai criando sua clientela e coletando feedbacks, para ir melhorando continuamente, de acordo com as necessidades de seus clientes. Não tenha medo de começar com pouco. A sua concorrência pode estar à frente, mas você pode ter um diferencial ainda não explorado e, quando perceber, estará conquistando sua própria freguesia ou fatia de consumidores.

Tenha um planejamento financeiro inicial

É comum que muitas pessoas acabem se empolgando em seu primeiro negócio. Nessas horas, é preciso ter muita calma. Se você tem um dinheiro guardado, pense em gastar o mínimo possível para viabilizá-lo.

Digamos que você queira montar um food truck com hambúrguer em um determinado local. Vale a pena começar com pouco, conquistar as pessoas e os clientes para, então, pensar em expandir o negócio: seja ampliando cardápio, deixando a cozinha mais bem incrementada, entre outras opções.

Vale mais a pena começar timidamente e ir investindo aos poucos do que apostar todas as fichas de uma só vez em um negócio que pode afundá-lo financeiramente.

Invista no conhecimento em educação financeira

O Sebrae possui uma série de cursos com ensinamentos básicos sobre finanças pessoais e empreendedorismo que podem ajudar muito as pessoas que têm interesse em tocar o próprio negócio, especialmente se sentem dificuldades com a parte burocrática.

Confira a programação ou, se preferir, invista em outros cursos relacionados à educação financeira. Conhecimento é extremamente importante na hora de tocar um negócio: saber identificar a concorrência, entender conceitos básicos de finanças (como pró-labore, giro de capital, entre outros) pode ser determinante para que você tome decisões mais inteligentes na hora de conduzir o seu empreendimento.

Atenção com a concorrência

Antes de colocar um negócio no ar, é importante pesquisar o que a concorrência ou outros empreendedores que têm negócios semelhantes fazem. Isso não significa que você deve imitá-los. Mas deve entender o que os clientes deles mais gostam do tipo de negócio, qual o problema que eles conseguem resolver e, mais importante, o que mais sentem falta.

Converse com os possíveis clientes

Antes, durante e depois de montar o seu empreendimento, é extremamente importante estar em contato com os seus clientes, coletar seus feedbacks e entender como melhorar a relação deles com o seu produto ou serviço.

Existem diversas formas de coletar feedback: pode ser usando a boa e velha caixinha de sugestões, permitindo comentários em alguma página da internet ou rede social ou, até mesmo, realizando entrevistas informais com eles. Não tenha receio de ser criativo e de resolver a dor dos seus clientes. Mesmo que isso represente uma mudança no seu modelo de negócio, você pode se surpreender com o potencial de bons feedbacks.

Não tenha medo de ser ousado

Percebeu que a clientela está deixando de frequentar seu local ou utilizar o seu produto? Bom, talvez seja hora de dar uma chacoalhada e trazer inovações para o seu empreendimento: busque boas referências e tente sempre algo novo e diferente. Quem sabe você não explora um potencial que nem sabia que existia com o seu negócio?

Fique de olho se o seu negócio dar lucro

Muitos negócios podem demorar para dar lucro: alguns levam apenas alguns meses, enquanto outros podem ficar por anos até chegar ao payoff, que é quando o investimento total no negócio se paga.

Fique muito atento a esse cálculo. Afinal, se um negócio demorar para se pagar e der um pró-labore inferior ao que você conseguiria trabalhando no mercado formal, será que vale mesmo a pena insistir?

Muitas pessoas acabam insistindo em fazer as mesmas coisas. Tenha um plano de ação ágil, e não deixe que o seu empreendimento fique à deriva apenas esperando o momento inescapável de fechar as portas em definitivo.

Aprenda técnicas de vendas e marketing

Vale a pena estudar essas disciplinas. Para marketing digital, por exemplo, você pode explorar as redes sociais ou até mesmo o Google para potencializar o seu empreendimento.  

Em relação ao conhecimento em vendas, você pode treinar sua argumentação e precificação, a fim de conquistar mais clientes e, assim, expandir seus negócios.

Agora que você já sabe como impulsionar seu negócio, veja como estruturar seu planejamento financeiro da melhor forma, para conquistar seus objetivos.

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