O processo de contemplação é o momento mais esperado pelos consorciados, afinal, é aqui que eles estarão próximos de receber uma carta de crédito para adquirir o bem ou serviço que desejam.
No entanto, podem surgir dúvidas em relação ao processo de liberação carta de crédito consórcio após ganhar no sorteio.
Se você tem dúvidas sobre essa etapa da contemplação, preparamos um guia completo sobre o assunto.
Ao longo deste artigo, abordaremos não apenas como funciona uma liberação de crédito, mas também os principais documentos a serem apresentados e os próximos passos. Acompanhe e boa leitura!
O que é um consórcio?
Consórcio é um grupo de pessoas, composto por administradoras de consórcios supervisionadas e autorizadas pelo Banco Central do Brasil, que se unem para a aquisição de determinado bem ou serviço. As empresas também podem recorrer a consórcios. Vários bens podem ser obtidos com o consórcio, como:
automóveis e outros veículos;
diversos outros.
Administradoras são empresas que gerenciam recursos. Mas, para isso, é cobrada uma taxa de administração.
A vantagem é que, ao contrário de outras modalidades de crédito, como empréstimos e financiamentos, o consórcio não cobra juros, cobrando apenas taxas de administração.
No entanto, para receber a carta de crédito e poder prosseguir com a compra da mercadoria, é necessário aguardar o sorteio ou lance. Então, se você não tem pressa, os consórcios são a melhor opção.
Entenda o que é uma carta de crédito
A carta de crédito é um documento entregue aos consorciados quando um consorciado é contemplado por sorteio ou lance.
Após cada reunião mensal, a administradora do consórcio notificará quem é o contemplado por meio de sorteio ou lance. Esses membros, por sua vez, devem informar à empresa como a carta de crédito será utilizada (por exemplo, para comprar um imóvel, carro ou contratar um serviço), sempre especificando a unidade ou modelo envolvido.
Nesse ponto, você pode começar a reunir os documentos necessários para avaliação e postagem do crédito – a lista geralmente pode ser encontrada no site da administradora. A ideia é que esses documentos garantam a segurança jurídica das operações.
Após o recebimento do seu documento, a administradora analisará o material e solicitará informações adicionais ou atualizadas caso necessário.
Quais são os critérios para a liberação carta de crédito consórcio?
Os critérios para liberação carta de crédito consórcio levam em consideração todos os dados pessoais e financeiros do consórcio. Em alguns casos, pode ser necessário enviar documentos atualizados ou fornecer informações adicionais relacionadas aos documentos enviados.
O principal critério para liberação carta de crédito consórcio é que os consorciados tenham situação regularizada. Caso seja necessário padronizar um perfil de crédito, isso deve ser feito antes do envio da documentação à administradora.
Entendeu como funciona a liberação carta de crédito consórcio? Caso tenha dúvidas, entre em contato com nossa equipe. Aproveite e conheça os planos da Embracon!