Quando você contrai um empréstimo para comprar um imóvel ou veículo, está pegando dinheiro emprestado de um banco ou financeira. Eles lhe dão dinheiro imediatamente e cobram juros sobre o saldo devedor até receberem o valor total de volta.
O consórcio é diferente pois o dinheiro não está sendo emprestado de um Banco ou Financeira, mas de um grupo de pessoas que se uniu com o objetivo de adquirir bens de um mesmo tipo. Estão todos juntos por um objetivo nesse grupo que é administrado por uma Administradora profissional e autorizada pelo Banco Central.
Essa Administradora cobra uma taxa de administração, e não juros compostos, de modo que o custo do dinheiro ali é tende a ser muito mais baixo do que num financiamento.
O consórcio é um tipo barato e acessível de crédito. Para ajudar o consumidor a entender melhor seu funcionamento, hoje explicaremos o que é um grupo de consórcio e como ele aparece nos contratos de consórcio.
Entenda como o consórcio funciona
O consórcio é composto por pessoas que se unem com o objetivo de criar uma poupança em comum para a compra de bens móveis, imóveis ou serviços.
E como participar de um? É muito simples: o consorciado adquire uma cota e passa a fazer parte de um grupo. Todos os meses, ele paga sua cota e participa de um sorteio de contemplação, que é feito através da Loteria Federal. É possível antecipar este processo ainda, oferecendo lances para conquistar a carta de crédito.
A grande vantagem do consórcio é que, nesta modalidade, não há incidência de juros - diferente de um financiamento.
O que é o grupo de consórcio?
É o grupo dos participantes que se ajudam mutuamente para que todo mundo possa adquirir o bem desejado. Todos contribuem mensalmente, até todos serem contemplados.
Todos os cotistas (participantes do grupo de consórcio) contribuem mensalmente com um valor que é destinado em sua maior parte para constituição de um Fundo Comum. A cada mês alguns cotistas são contemplados, via sorteio ou lance e recebem o valor de sua cota (crédito) tirado do Fundo Comum.
Dessa forma o consórcio é uma forma de autofinanciamento. Portanto, o grupo de consórcio é o que faz o consórcio girar por meio de contribuições mensais sob gestão e representação da Administradora num Fundo Comum. Sem o Grupo, o consórcio não existiria.
Quem pode fazer parte do grupo de consórcio?
Dentro do grupo de consórcio estão todos os consorciados adimplentes, ou seja, que estão com pagamentos em dia. Esses consorciados ativos participam das assembleias mensais onde podem ser contemplados em sorteio ou lance e assim receber a carta de crédito.
Caso o consorciado não pague as mensalidades ou desista do contrato, ele passa a ser um “consorciado excluído“. Ela participa das assembleias mensais somente na forma de sorteio para, quando for sorteado, receber de volta o valor que contribuiu até a desistência, descontadas as multas e taxas previstas em contrato.
Como entrar em um grupo de consórcio?
Existem duas formas de entrar em um grupo de consórcio:
Grupo em formação
Como o nome sugere, é o grupo que está em processo de formação. Durante esta fase, a administradora de consórcio reúne os participantes para formar um pequeno grupo. Como resultado, nenhuma reunião de negócios foi realizada e ninguém recebeu a carta de crédito até o seu início.
Grupo em andamento
Você pode ingressar em um grupo de consórcio já formado e em sua primeira reunião. Existem duas maneiras de fazer isso: comprar a cota vaga ou comprá-la de terceiros.
No primeiro caso, você tem que falar pessoalmente com a administradora, e tem que pagar o mesmo valor das parcelas que os demais participantes já pagaram.
Ao comprar cotas de terceiros, também é necessária a autorização da administradora. Ressalte-se que, neste caso, você deverá assumir integralmente os direitos e obrigações do consorciado substituído.
E qual a melhor opção?
Essa é uma pergunta que só você pode responder, porque o melhor é o que atende seus objetivos! A grande diferença é que as informações da equipe vão te dar um prazo maior, resultando em porções menores.
As pessoas dão lances mais altos no começo de um grupo, gerando um caixa maior à Administradora. Dessa forma, com mais dinheiro disponível, é possível contemplar mais pessoas, e quanto mais pessoas são contempladas, mais rápido todos acabam tendo o seu bem.
Já o grupo em andamento, tem a vantagem de saber algumas informações do grupo, como a porcentagem média de lances e de contemplação. Por ter um prazo para pagamento menor, as parcelas são mais altas. Isso não chega a ser uma desvantagem, porque é compensado com uma contemplação com antecedência.
Este artigo foi útil? Continue nos acompanhando para ter acesso a mais conteúdos como este. Aproveite e faça sua simulação conosco!