Ao contrário do que muitas pessoas pensam, escolher carro ideal muitas vezes não é tão fácil. Afinal, esse tipo de compra geralmente envolve o comprometimento de uma parcela significativa do seu orçamento mensal e impacta diretamente na forma como você faz o seu dia a dia. Portanto, é necessário conciliar o desejo e a necessidade de tomar a melhor decisão.
Você está nesta fase de escolher carro perfeito e ainda tem muitas dúvidas? Então não deixe de conferir nossas dicas para te ajudar a escolher o carro ideal para suas necessidades em pouco tempo!
Dicas para escolher carro novo
Leve em conta seu orçamento atual
Um bom veículo pode oferecer o melhor em termos de conforto e tecnologia e você deve levar isso em conta na hora de escolher carro. Isso porque acabamentos de alto nível, sistemas multimídia, rodas, teto e até assentos inteligentes causam uma impressão difícil de ignorar.
Mas você não pode se deixar levar por cada item que um concorrente oferece de diferente do outro. Assim, quando menos perceber, acabará deixando de lado os valores que realmente pode pagar. Então nada de sair dos trilhos! Mantenha-se firme às suas condições, faça uma projeção de quanto tem para investir e respeite esse limite.
Dirija o veículo que você pretende comprar
É claro que as fotos de marketing podem fazer qualquer um se apaixonar. Afinal de contas, as imagens publicitárias existem para que os consumidores se apaixonem pelo artigo à venda e comprem sem muitos rodeios.
No entanto, na hora de escolher carro, é muito importante que você faça um test-drive do carro que quer comprar, para conhecer bem o veículo. Todas as concessionárias devem oferecer essa possibilidade que é fundamental para os consumidores.
Dirija o carro e você poderá ver se ele é confortável, tem todos os equipamentos e acessórios que você deseja e detalhes como o status do assento e da cabine.
Esteja atento às promoções
Absolutamente todas as marcas automotivas fazem promoções durante o ano, seja através de quantidade de parcelas, de descontos especiais ou bônus, por exemplo. Mas também existem outro tipo de promoções: algumas empresas pegam o seu carro usado como parte de pagamento para você comprar aquele que você quer.
Estude o valor de revenda
Bem, este carro pode ser um grande investimento, mas você provavelmente não usará o mesmo modelo pelo resto de sua vida. Seja porque os custos de manutenção acabam ficando muito altos, porque você quer comprar um veículo mais moderno e seguro, ou apenas porque quer comprar um carro melhor no futuro, é comum querer trocar de carro depois de alguns anos.
Por essas e outras, é importante considerar as possibilidades de revender seu carro no futuro. E isso significa entender como ele se desvaloriza. Em geral, a depreciação do valor do veículo é de 10% ao ano, sendo maior nos 3 primeiros anos.
No entanto, é preciso considerar que carros populares, aqueles com alta demanda, têm uma desvalorização mais lenta. Já aqueles modelos menos procurados têm uma depreciação bem maior.
Cheque a documentação
Muitas lojas de carros usados repassam veículos nos moldes de consignação — pertencem a terceiros. Já imaginou se o carro dos seus sonhos ainda está em fase de financiamento ou tem alguma questão pendente em bancos e financeiras? Pensando nisso, não deixe de se informar sobre a situação do veículo!
Para isso, peça o documento do automóvel e anote o número do Renavam. Com esses dados em mãos, acesse o site do Detran e verifique se existem multas ou quaisquer outras pendências.
Mesmo em situações que pareçam bem vantajosas e de negócio rápido (como em feirões), é mais que válido revisar a documentação com cuidado. Por mais que o vendedor afirme que todos os carros foram periciados e estão em nome da loja, não seja convencido tão facilmente. Desconfie e exija os documentos!
Muito cuidado com as surpresas
Lembre-se de fazer uma boa revisão do contrato antes de escolher carro e assinar os papéis. Nas letras pequenas é que estão as surpresas desagradáveis, como despesas extras, custos administrativos e seguros obrigatórios.
E não se esqueça que, se você não tiver certeza absoluta ou ainda ficar alguma dúvida rondando a sua cabeça, não faça compra nenhuma por enquanto. Qualquer compra tão importante como é a compra de um carro, além de conferir, também, o preço de outros modelos, exige analisar formas de pagamento.
Entenda as formas de pagamento
Saber quanto você precisará pagar por um carro é fundamental sim, mas tão importante quanto conhecer o valor total é saber de que forma esse pagamento será feito.
Afinal de contas, não faz parte da realidade da maioria dos brasileiros ter os recursos necessários para comprar um carro pagando à vista e, com isso, conseguir bons descontos, certo? Por isso, é comum que se recorra ao financiamento ou ao consórcio.
Quem opta pelo consórcio de carros pode ter que esperar um pouco até ser contemplado. No entanto, a modalidade não conta com juros, a burocracia é muito menor e não é necessário dar qualquer valor de entrada para conseguir boas condições. E tem mais: é possível encurtar o caminho até o carro novo por meio dos lances, adiantando mensalidades para melhorar suas chances de contemplação.
Além disso, vale lembrar que as mensalidades mais previsíveis do consórcio são ótimas para quem quer manter as finanças da família sob controle mesmo no momento de adquirir um patrimônio de alto valor.