Vantagens para saber se o consórcio vale a pena

6 de jun. de 20232 minutos de leitura
Vantagens para saber se o consórcio vale a pena

Antes de avaliar se fazer consórcio vale a pena, é preciso ter bem claro o que é um consórcio e todos os conceitos envolvidos. O sistema de consórcio é uma ferramenta de acesso a serviços e bens.

Em um consórcio, pessoas físicas ou jurídicas com um objetivo comum se unem para formar capital por meio de parcelas.

Preparamos esse conteúdo exclusivo para você que está se perguntando se vale a pena entrar em um consórcio e quais as vantagens e desvantagens desse modelo. Confira!

Mas será que o consórcio vale a pena?

É comum descrever um consórcio como um investimento, mas não é bem assim. Por causa de suas vantagens em relação ao financiamento, as pessoas - erroneamente - acabam confundindo-os. Para evitar dúvidas, vamos examinar os conceitos básicos antes de decidir se o consórcio vale a pena.

Lei dos Consórcios

A Lei nº 11.795 de 2008 é que disciplina todo o Sistema de Consórcio e trata da modalidade de autofinanciamento. A Lei dos Consórcios é complementada por outros atos normativos que são editados pelo Banco Central do Brasil.

Sobre a administradora de consórcios

Pessoa jurídica responsável pelo grupo consorciado, a administradora é a pessoa jurídica responsável pela cessão de créditos a todos os participantes do consórcio. O Banco Central do Brasil exige que as administradoras de consórcio autorizadas operem.

Autorização do Banco Central do Brasil

Desde 1991, nos termos da Lei do Consórcio, é responsável por supervisionar, coordenar, fiscalizar, regular e controlar todas as atividades do sistema consorciado. Ele também é quem concede direitos operacionais às administradoras.

Vantagens para saber se o consórcio vale a pena

Dentre as principais vantagens oferecidas pelo consórcio, as seguintes se destacam.

Parcelas acessíveis

As taxas de consórcio são muitas vezes mais baixas do que as taxas de financiamento. Cada parcela do empréstimo tem uma alta taxa de juros.

Já no consórcio, os custos são menores e os únicos custos que os contribuintes precisam pagar são as taxas de administração da empresa que administra o consórcio.

Economia e disciplina

O acesso a bens ou serviços de maior valor sem financiamento é um desejo de muitos, mas nem todos têm dinheiro suficiente para pagar à vista. Além disso, a dificuldade das pessoas em guardar dinheiro também é muito clara, não conseguindo guardar dinheiro sozinhas.

Nesse sentido, o consórcio pode ser uma boa opção, desde que haja o compromisso de parcelamento, então a economia se torna obrigatória. No entanto, os consórcios também contribuem para a disciplina, pois é preciso esperar para obter os serviços ou bens desejados.

Diversas opções de compra

Após receber a carta de crédito, o beneficiário pode utilizá-la à vontade. Por exemplo, se os bens do contrato forem carros, outras marcas, modelos ou mesmo outros tipos de veículos podem ser selecionados.

Segundo a definição do Banco Central, desde que pertençam à mesma categoria, qualquer mercadoria pode ser comprada em conjunto. Em relação aos veículos, você pode comprar carros, motos, barcos, caminhões, aviões, etc.

Além disso, também é possível adquirir itens com valores diferenciados. Se for mais caro, tem que compensar a diferença.

Ficou interessado? Faça sua simulação de consórcio com a Embracon!