Nos dias de hoje, é bastante comum que as pessoas não tenham dinheiro para fazer algumas compras à vista. Isso acontece, especialmente, quando se trata de produtos com valor de mercado mais elevado, como imóveis, carros e, até mesmo, cirurgias. Por isso, saber se é possível antecipar o consórcio pode ser fundamental para você.
Aprender um pouco mais sobre o assunto ajuda a ter mais controle financeiro e a não cair na inadimplência. Aprenda um pouco mais sobre esse assunto, a seguir.
Afinal, como funciona o consórcio?
Como você já deve saber, o consórcio é a maneira pela qual muitas pessoas podem comprar bens ou serviços de valores mais elevados. Ele só pode ser gerido por uma administradora autorizada pelo Banco Central do Brasil. A empresa administra um grupo de pessoas físicas ou jurídicas interessadas em adquirir bens semelhantes.
Por meio de contribuições periódicas, um ou mais participantes são sorteados por mês e contemplados com sua carta de crédito. Ela permite que eles possam, finalmente, adquirir o seu objeto de desejo. No entanto, logicamente, o consorciado precisa continuar pagando as parcelas até a quitação final.
Um ponto muito importante são as assembleias, que são encontros nos quais os participantes podem debater e decidir sobre diversos temas. Nessa ocasião, também é realizado o sorteio ou podem ser dados os famosos lances pelos membros, especialmente para quem sabe observar e analisar o perfil do grupo.
É possível antecipar as parcelas do consórcio?
Para saber se é possível antecipar as parcelas do seu consórcio, você precisa ler atentamente o contrato de adesão que você assinou com a administrado, que estabelece obrigações e direitos para as partes envolvidas, para verificar se essa opção é aceita. No entanto, em linhas gerais, isso é permitido e até bem-vindo pela gestão.
Cada acordo estipula algumas condições de antecipação de prestações para os consorciados, e você pode amortizar parcialmente ou, se você quitar todas as parcelas, passar a não ter mais nenhum débito em relação ao grupo. Existem algumas formas diferentes de pagar antecipadamente o consórcio. Confira, a seguir, quais são elas.
Direta
A modalidade direta de antecipar o consórcio trata-se, como o próprio nome já diz, de quitar as prestações que estão prestes a vencer, de acordo com o valor antecipado oferecido.
Inversa
Já na forma inversa de antecipar parcelas do consórcio, o participante começa a adiantar o pagamento pela última prestação. Dessa maneira, o consorciado pode pagar a parcela do mês vigente e também a relativa ao pagamento final.
Se, em todos os meses, a pessoa conseguir pagar a atual e a última, ela pode diminuir o tempo de consórcio pela metade!
Diluída
Alguns contratos de adesão e administradoras permitem a forma diluída de antecipação de prestações. No entanto, ela só é possível quando o participante faz um lance vencedor na assembleia mensal. A pessoa oferece um valor como antecipação, que é diluído, reduzindo as prestações mensais, na ordem inversa, até o fim do pagamento.
Quitação total
Por fim, há a opção de quitação total, na qual, como o nome já diz, os consorciados podem pagar todas as prestações de uma só vez. Essa escolha só é interessante se o participante receber uma grande quantia inesperadamente, pois, se ele já tivesse esse montante no início em seu orçamento, não faria sentido entrar em um consórcio.
É importante lembrar-se de que cada administradora pode escolher formas específicas de receber a antecipação das prestações. E todas as configurações do grupo precisam constar no contrato de adesão.
Posso usar o FGTS para antecipar as parcelas do consórcio?
Uma dúvida muito comum dos participantes é quanto à possibilidade de utilização do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) para antecipar parcelas do consórcio, quitando ou, até mesmo, amortizando totalmente a dívida, caso o objeto de aquisição do grupo seja a compra de um bem imobiliário.
Isso é, sim, possível e nem é preciso que a pessoa esteja desempregada ou desligada da sua empresa atual. Essa é uma estratégia que você deve considerar, principalmente se você tiver dificuldades para acumular capital para o lance.
Vale a pena você consultar o funcionário destacado para sanar suas dúvidas pela administradora do seu grupo ou o gerente da sua agência bancária, para compreender melhor as suas possibilidades e as normas ou os regulamentos do contrato de adesão. De uma forma ou de outra, isso acelerará a sua contemplação.
Quais são as vantagens de se antecipar o consórcio?
Você deve imaginar que, ao antecipar as prestações do consórcio, terá algumas vantagens significativas e fará uma boa economia. Uma das razões mais óbvias é que você se libera mais cedo de um comprometimento mensal importante do seu orçamento.
Isso é fundamental, pois muita gente assume esse compromisso, mas acaba não conseguindo arcar com as parcelas. Sobretudo em caso de eventualidades, como uma demissão ou uma emergência de saúde. Quitar o máximo de parcelas, portanto, ajuda qualquer um a se adequar a uma nova realidade.
No caso de um consórcio de um bem de valor muito elevado, como um imóvel ou um veículo caro, é interessante que os consorciados tentem quitar suas parcelas antes do reajuste anual do grupo. Isso reduz o impacto que a incidência dos encargos de administração e alguma eventual alíquota poderia ter na prestação.
Depois de ler esse conteúdo, você já sabe que é possível antecipar um consórcio. Além disso, descobriu que essa opção pode ser muito vantajosa para a sua vida financeira nos anos seguintes, facilitando a sua programação orçamentária em médio e longo prazo.
Gostou de saber se é possível antecipar o consórcio? Ainda ficou com alguma dúvida ou quer fazer uma sugestão? Então não deixe de fazer um comentário para nós aqui no blog!
Gostou do nosso post? E que tal saber mais sobre as nossas novidades em tempo real? Siga-nos nas redes sociais e veja tudo na sua timeline. Estamos no Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn, além de um canal incrível no YouTube.