Tradicionalmente, investir em apartamento na planta em São Paulo tem sido muito mais benéfico do que comprar imóveis prontos. Primeiro, porque imóveis vendidos antes do início da construção costumam ser mais baratos.
Então, como seu valor tende a aumentar à medida que se prepara e se desenvolve a área em volta. Dito isso, se você não estiver com pressa de se mudar ou depender do imóvel, investir seu capital em um condomínio na fábrica pode ser uma forma interessante de construir patrimônio.
Se você não tem dinheiro para comprar um imóvel à vista, ou não quer financiar com juros altos, saiba que um consórcio pode ser usado para comprar um imóvel em uma fábrica.
Essa abordagem é muito semelhante a um consórcio de imóveis prontos e permite que os imóveis sejam adquiridos a partir da contemplação.
Neste post vamos mostrar como é possível fazer um consórcio para comprar um apartamento na planta em São Paulo. Além de explicar o funcionamento do processo, também apresentaremos os benefícios gerados por essa prática e pela modalidade de pagamento. Confira!
Entenda as vantagens de adquirir o apartamento na planta em São Paulo pelo consórcio?
As principais vantagens de comprar um apartamento na planta em São Paulo são as que listamos a seguir.
Possibilidade de se planejar por mais tempo
Este consórcio pode planejar melhor o seu orçamento familiar. Você já sabe quanto vai pagar por mês e pode economizar um valor maior se quiser dar um lance para experimentar a contraprestação esperada da carta de crédito.
Mais economia no pagamento
Como mostramos, o valor total mais as taxas é muito menor do que um empréstimo porque no consórcio não existem juros. Portanto, o valor das parcelas do consórcio permanece o mesmo ao longo do tempo.
Outra vantagem é que não há taxa de entrada. O valor economizado pode ser usado para outro investimento financeiro ou até mesmo para complementar o valor da carta de crédito para comprar um apartamento um pouco mais caro.
Formas de antecipar a contemplação
Os lances podem fazer parte do seu plano financeiro para ter a chance de adquirir seu imóvel antes do fim da parcela do consórcio. É possível aguardar o sorteio, mas você também pode oferecer grandes somas para uma carta de crédito.
Lance livre
No lance livre, é aceito qualquer valor ou percentual escolhido pelo consorciado, normalmente vence quem ofertar o maior lance. Em caso de empate, a administradora fará um sorteio para determinar o contemplado.
Lance fixo
O lance fixo estipula um valor (ou percentual) preestabelecido, determinado em contrato. Se mais de uma pessoa ofertar o lance fixo é realizado um sorteio para definir o contemplado.
Nos dois casos você só paga o lance se ele for o vencedor.
Como funciona a compra de imóvel via consórcio?
Ao longo dos anos, o modelo de consórcio ajudou os brasileiros a realizarem o sonho de comprar o primeiro carro. Com o sucesso desse modelo, além de permitir a troca de veículos, as pessoas têm a flexibilidade de adquirir eletrodomésticos, eletroeletrônicos, motocicletas e diversos outros produtos de alto valor.
O setor de consórcios imobiliários entrou em vigor no início da década de 1990, quando muitos brasileiros se viram frustrados com as poucas opções do mercado. Isso porque, além da alta entrada necessária para comprar casa, terreno e condomínio, algumas compras também exigem altas mensalidades, e os juros das parcelas sempre incidem.
Por isso mesmo, muitas vezes as pessoas acabam pagando por mais que o dobro do valor a prazo pelo imóvel que tanto sonhou. O consórcio não dá acesso imediato ao bem, porém, também não faz cobrança de entrada e nem adiciona valor de juros nas mensalidades.
Fazer um consórcio para comprar um apartamento na planta em São Paulo é bem simples. Veja essas dicas.
Simulação de consórcio
A partir do momento que se tem uma ideia do valor do imóvel que deseja adquirir, você pode fazer uma simulação no site da administradora de consórcio.
É você que determina o valor que pretende pagar pelo seu imóvel. O simulador é uma forma dinâmica de identificar qual o valor da sua mensalidade, levando em consideração o valor do bem que deseja obter e a facilidade de pagamento.
O valor final já inclui as taxas relativas ao consórcio, como taxa de administração, que remunera a empresa de consórcio pela formação dos grupos, realização dos sorteios e entrega das cartas de crédito, e fundo de reserva, que garante que que o valor das cartas seja devidamente entregue, sem riscos.
Contemplação do seu imóvel com o consórcio
Quando você fecha um contrato de consórcio, a administradora o coloca em um grupo. Esse grupo reúne outros consorciados com interesses parecidos com o seu - no caso, a maioria deve investir em consórcio de imóveis, por exemplo, com valores de cartas de crédito bem próximas.
O pagamento da mensalidade de cada integrante permite que o fundo comum tenha o valor suficiente para realizar as contemplações de duas formas: por meio dos sorteios mensais ou pela oferta de lance. Em qualquer uma das duas formas, é imprescindível que o consorciado mantenha suas mensalidades em dia, para que possa participar.
Depois de contemplado, você pode usar uma carta de crédito para comprar seu apartamento na planta em São Paulo. Vale lembrar que a carta tem poder aquisitivo, o que proporciona um bom espaço de negociação na hora da compra.
Interessado em comprar um apartamento na planta em São Paulo? Faça sua simulação com a Embracon!