Como funciona consórcio de carros

30 de mai. de 20233 minutos de leitura
Como funciona consórcio de carros

O objetivo de muitas pessoas é comprar um carro zero quilômetro, porém, nem todas possuem recursos suficientes para realizar esse sonho e, na maioria das vezes, optam pelo financiamento.

Porém, existe outro crédito, o consórcio de carros, que pode tornar essa meta uma realidade. Se está a ponderar a possibilidade de contratar com este consórcio, por favor leia este artigo e verifique todas as informações necessárias.

Assim, você tomará sua decisão com plena visão e conhecimento sobre o assunto.

Saiba quais são os principais benefícios do consórcio de carros

Acessibilidade, economia e transparência. Essas são as três melhores palavras para descrever esse modelo, que encurta a distância entre o consumidor e seu próximo carro. Mas é importante entender as razões dessas qualidades.

Em primeiro lugar, os consórcios são uma maneira super acessível de fazer isso! O consórcio de carros é uma forma de evitar os temidos juros, justamente porque não há crédito. O melhor exemplo para entender isso é comparar um consórcio com um financiamento. Veja:

  • Financiamento: o consumidor toma dinheiro emprestado de uma instituição financeira para quitar a compra do carro, pagando esse empréstimo com o acréscimo de juros;

  • Consórcio: o consumidor acumula contribuições mensais, até que seja contemplado ou quite o valor necessário à compra do carro.

De forma resumida, não há cobrança de juros. Justamente por isso o consórcio de carros conseguiu se distanciar do financiamento no preço final.

Por conta dos juros, o custo efetivo total do empréstimo pode chegar ao dobro do valor original do carro, o que simplesmente não acontece em um consórcio, independentemente do número de parcelas.

Finalmente, o benefício da transparência. Isso não quer dizer que não existam outras formas de comprar, mas o consórcio é projetado para conscientizar o consumidor sobre quais são suas obrigações, quando e como são contemplados e quanto cobram.

Antecipação da contemplação por lance no consórcio de carros

Para tornar o consórcio de carros disponível mais rápido para mais pessoas, as administradoras costumam oferecer diferentes formas de dar lances dentro de um consórcio. Agora saiba como cada um deles funciona.

Lance Embutido

Para facilitar a vida de quem quer oferecer um lance no consórcio de carros, o lance embutido permite utilizar parte do valor de um crédito de contrato como oferta.

Se contemplado, o participante recebe uma carta de crédito com valor reduzido em relação à oferta ofertada. Caso o lance não seja suficiente, não há alteração e o participante pode tentar novamente no mês seguinte, se desejar.

É preciso ficar atento às regras estabelecidas pela administradora para oferta de lances embutidos. Por exemplo, limites são frequentemente colocados no valor das cartas de crédito que podem ser estendidas sob este modelo.

Essa é uma ótima oportunidade para quem não precisa do valor total da carta de crédito, pois ela pode ser usada para comprar qualquer modelo de carro. Dessa forma, carros novos podem ser conquistados rapidamente aproveitando as condições únicas oferecidas pelo consórcio de carros.

Lance Livre

Como o nome sugere, é uma forma de o consorciado definir o valor que vai oferecer como oferta. Porém, há um percentual mínimo, confira o percentual com a sua administradora.

O vencedor será aquele que oferecer o maior percentual de lances, observado o máximo definido pelo grupo.

É preciso se informar sobre as regras do grupo e as cláusulas previstas em contrato.

Lance Fixo

Neste método de lance, a administradora decide uma porcentagem fixa de lances permitidos no grupo.

Suponha que o lance do consórcio de carros possa corresponder a 30% da carta de crédito. Se o valor estimado do carro for de R$100 mil, o valor fixo do lance para todos os participantes será de R$30 mil.

No caso de várias ofertas de lance fixo, o desempate será baseado nos critérios especificados no contrato. Se os lances forem iguais, o mesmo procedimento se aplica.

Vale a pena contratar um consórcio de carros?

Enfim, a resposta é sim, porque - como vimos - os prós são muitos, e para quem não tem pressa e quer pagar menos que no financiamento, vale a pena. A principal dica para quem procura o consórcio de carros: encontrar uma administradora.

Para te ajudar nisso, em nosso site temos diversos planos para fazer a simulação e descobrir qual é o ideal para você. A Embracon trabalha com transparência para realizar seu sonho. Acesse e confira!