Explicando o consórcio de imóveis

2 de set. de 20225 minutos de leitura
Explicando o consórcio de imóveis

Conquistar a casa própria é um sonho, mas nem sempre é possível pagar em dinheiro. Para conquistá-la, porém, existem alternativas, como recorrer a uma linha de crédito imobiliário, ou mesmo a um consórcio. Mas você sabe como funciona o consórcio de imóveis?

Se você está buscando um imóvel para comprar e não tem tanta pressa, vale a pena entender melhor as regras e vantagens do consórcio de imóveis. Para te ajudar com essa tarefa, nós preparamos para você um conteúdo exclusivo para te dar aquele empurrão e esclarecer as principais dúvidas sobre o tema. Afinal, será que essa é a melhor opção para você?

O que é um consórcio de imóveis?

De forma resumida, um consórcio é um grupo de pessoas que têm uma intenção comum de comprar algo, mas não necessariamente agora.

Portanto, a empresa autorizante tem que administrar esse grupo e é responsável por viabilizar o andamento do consórcio, cobrando assim uma taxa de administração, que é o único valor adicional pago porque o consórcio não tem juros!

Essa é uma forma que há cada vez mais espaço no mercado porque agora as pessoas veem as enormes possibilidades e vantagens de ter um consórcio e também veem as enormes vantagens em relação ao financiamento bancário.

Se você pretende adquirir um imóvel e está estudando as possibilidades, então esse artigo será muito esclarecedor, tendo tudo o que você precisa saber, já que ele irá abordar tudo que é necessário saber antes de entrar nesse tipo de negócio de crédito.

Como funciona o consórcio de imóveis na prática

O consórcio é um modelo de aquisição baseado na união de pessoas com o objetivo de adquirir bens de forma colaborativa. O consórcio de imóveis pode servir para a compra de casas, apartamentos e terrenos. A grande diferença entre o consórcio e o financiamento imobiliário é que o primeiro não tem a cobrança de juros.

De forma planejada e econômica, o consórcio oferece diferenciais bastante atrativos, como a não incidência de juros. O que existe é a taxa de administração, que geralmente tem um valor bem mais acessível se comparado a outras formas de aquisição parcelada.

Explicando melhor como funciona o consórcio de imóvel: um grupo de pessoas com o mesmo objetivo se reúne a fim de acumular determinada quantia de dinheiro. Mensalmente, cada um dos integrantes paga um valor que é definido de acordo com o valor do crédito a ser disponibilizado.

Para fazer parte de um grupo de consórcio de imóveis é preciso adquirir uma cota. Com ela, é possível passar a contribuir com os valores mensais até o grupo atingir o valor necessário e, então, realizar o sorteio.

Esse sorteio é o momento em que um dos consorciados será contemplado com a carta de crédito.

Vale ressaltar que todos os integrantes do consórcio de imóveis possuem as mesmas condições de participação. Ou seja, não há forma de ser privilegiado nos sorteios, porém, há formas de você ser contemplado mais rapidamente.

Juros e taxas

Provavelmente, a característica mais lembrada quando se fala em consórcio é a não cobrança de juros. E não é difícil entender por quê, já que a intenção é usar o dinheiro das parcelas pagas pelos consorciados para a aquisição de bens à vista.

Sem pagar juros sobre o valor do crédito contratado, essa se torna uma ótima opção para os clientes. Os consorciados arcam apenas com algumas taxas impostas pela administradora de consórcio, como:

  • taxa de administração, que corresponde à remuneração da administradora pela gestão do consórcio;

  • fundo comum, que é o valor efetivamente empregado na compra do bem designado;

  • seguro, como os de vida e de quebra de garantia;

  • fundo de reserva, destinado a proteger o funcionamento do grupo em alguns casos, como na inadimplência de algum membro. Se houver recursos nesse fundo no encerramento do grupo, o valor é restituído proporcionalmente aos consorciados.

Colocando tudo na ponta do lápis, o consórcio se mostra uma alternativa mais econômica, já que suas taxas causam um impacto muito menor nas parcelas mensais. Faça as contas e confira!

Possibilidades de contemplação

Uma das formas de ser contemplado em um consórcio é por meio dos sorteios. A quantidade de cotas sorteadas depende da administradora e do número de membros do grupo.

Cada administradora tem uma forma de realizar as premiações, que sempre se baseiam nos números extraídos no sorteio da Loteria Federal.

Mas existe outra maneira de conseguir a carta de crédito em um consórcio: pela oferta de lances, que funcionam como adiantamentos do restante do valor a ser pago.

Essa possibilidade faz do consórcio uma ótima opção também para quem tem uma reserva financeira, pois essa pessoa poderá ser contemplada mais rapidamente, com as demais parcelas até o final do contrato mantendo seu valor atrativo.

O número de participantes contemplados por meio de lances também é definido pela administradora.

Vantagens do consórcio de imóveis

Assim como as demais linhas de crédito, o consórcio de imóveis tem grandes vantagens, atendendo a vários interessados em comprar uma casa ou apartamento de forma parcelada. Alguns dos pontos positivos desse tipo de empréstimo são:

Prazo para pagamento

O consórcio é um tipo de meio de pagamento muito flexível e que atende diversos perfis de compradores. Isso porque é possível ter mais tempo para pagar o contrato e aguardar pelos sorteios de contemplação, assim como adiantar alguns pagamentos e participar dos lances de consórcio.

Ou seja, com o consórcio de imóveis você consegue se planejar financeiramente sem surpresas no valor das parcelas do plano contratado. Mas, no caso de sobrar dinheiro no final do mês, há a chance de participar de lances e conquistar a carta de crédito ainda mais rápido.

Taxas de juros

Enquanto que em um financiamento imobiliário existe a cobrança de juros, no consórcio de imóveis não há essa preocupação. A modalidade simplesmente não tem juros.

No consórcio os custos são referentes à taxa de administração, seguro e, em alguns casos, fundo de reserva. A taxa de administração por exemplo é diluída nas mensalidades e é inferior aos juros cobrados nas demais opções de linhas de crédito imobiliárias.

Pagamento de entrada

Outro diferencial que chama atenção ao procurar saber como funciona o consórcio de imóvel: não é preciso dar um pagamento de entrada. Dessa forma, aqueles que não possuem um valor acumulado para antecipar determinada quantia da aquisição podem planejar uma compra parcelada de uma propriedade.

Utilização do crédito

Desde que se enquadre na categoria informada, você pode utilizar a carta de crédito da maneira que achar melhor: comprando um imóvel construído, na planta ou um terreno residencial ou comercial.

Segurança no processo

O consórcio de imóveis é um processo seguro, uma vez que é fiscalizado pelo Banco Central. A instituição tem autonomia para normalizar e fiscalizar as administradoras de consórcio para resguardar os interesses dos consorciados.

Qual o perfil mais adequado para se adquirir um consórcio?

Ainda que seja uma forma de se autofinanciar de forma menos custosa, o consórcio é mais voltado para um perfil específico de pessoas. Caso, esse produto, seja oferecido sem as devidas explicações, pode acabar no futuro se tornando um grande problema. Por isso é importante alinhar as expectativas com o que o produto de fato pode entregar.

Em suma, o consórcio de imóveis é um produto voltado para aqueles que pretendem adquirir um imóvel, mas não estão com pressa. Por exemplo, alguém que já tenha um imóvel e pretenda adquirir um segundo, mas não tenha intenção de obter isso tão no curto prazo.

Dado que, em caso de não haver um montante para tentar a antecipação por leilão, é preciso depender da sorte.

Outro perfil que se adequa bastante ao consórcio de imóveis, é de alguém que está com um valor interessante acumulado e pode dar um lance próximo a 50% do bem a ser contemplado.

Ficou alguma dúvida? Caso tenha é só entrar em contato com nossa equipe. Aproveite e faça sua simulação com a Embracon!