Vantagens e desvantagens do cartão de crédito

Vantagens e desvantagens do cartão de crédito

Em um mundo cada vez mais digital, os cartões de crédito se tornam uma parte indispensável da vida das pessoas. Excelente provedor de serviços de compras, se usado corretamente, este método de pagamento pode trazer mais benefícios.

Os cartões de crédito são uma excelente ferramenta que abre muitas possibilidades ao consumidor. No entanto, usá-lo descontroladamente pode causar muitas dores de cabeça e fazer com que entre em dívidas que você não está preparado para pagar. O uso de cartão de crédito tem lados positivos e negativos, assim como todas as coisas na vida. Mas como saber se o uso do cartão está sendo vantajoso ou apenas um “furo” no seu bolso? Como utilizá-lo de maneira correta?

Se você é uma pessoa financeiramente organizada, este cartão pode ser um bom aliado. Contrário a isso, evite, porque pode se tornar uma arma para os consumidores, criando um ciclo de dívidas e inadimplemento. Hoje, os cartões de crédito oferecem grande facilidade, mas quando não são bem administrados, podem representar uma séria ameaça ao seu equilíbrio financeiro. Controle suas despesas com a ajuda de um consultor financeiro e entenda como usar seu cartão de crédito da melhor maneira.

Quais são as diferenças entre crédito e débito?

Para entender melhor sobre o cartão de crédito, vamos compará-lo ao cartão de débito para conhecermos suas principais vantagens e desvantagens. Sabemos que as duas modalidades possuem atrativos e oferecem benefícios aos seus consumidores, mas o que de fato os diferenciam é a forma a qual movimentam o dinheiro.

Por exemplo, um cartão de débito exige um valor presente em uma conta bancária. Por esse motivo, só pode ser utilizado quando houver saldo - isso pode ser devido ao recebimento do salário mensal, cheque especial, transferência de poupança, entre outros. É uma ferramenta que permite o consumo sem acumular dívidas no próximo mês, pois o valor da será transformado imediatamente e automaticamente lançado na conta do beneficiário.

Por outro lado, os cartões de crédito permitem o uso de limites fornecidos pelo banco, que são baseados em avaliações de renda do consumidor. É uma forma de promover a compra ou o pagamento. Isso porque, de acordo com a linha de crédito emitida pelo banco, várias transações podem ser feitas, parceladas e quitadas no mês seguinte.

No entanto, se o cliente não efetuar o pagamento na data de vencimento da fatura, serão acumulados juros.

O que são os juros?

Os juros do cartão de crédito também são chamados de juros rotativos. Evitá-los é a melhor maneira de prevenir o rápido crescimento das dívidas. Isso porque envolve o valor mínimo na fatura do cartão de crédito e o valor não pago em dia.

Crédito rotativo

O rotativo dos cartões de crédito funcionam como "micro-empréstimo". O banco paga as despesas do usuário dentro do mês, mas cobra a taxa novamente no mês seguinte, mais juros. Quando você deixa de pagar uma conta completa, o rotativo do cartão de crédito é automaticamente acionado. No entanto, há vinculação à medida que a dívida é paga e aumenta à medida que os clientes usam. Mas lembre-se de que, em algum momento, sua dívida atual pode atingir ou mesmo ultrapassar o limite do cartão de crédito. Dessa forma, você terá que pagar a dívida de outra forma.

Como fazer bom uso do cartão de crédito?

Separamos algumas dicas de como fazer bom uso do cartão de crédito e manter um controle financeiro:

  • Liste todas as despesas mensais;
  • Tenha um planejamento financeiro;
  • Estabeleça um limite máximo para o crédito, que não ultrapasse 50% dos seus ganhos;
  • Não use mais de um cartão de crédito;
  • Evite as taxas de anuidade;
  • Consulte regularmente o saldo do cartão;
  • Atente-se ao pagamento mínimo da fatura;
  • Pense antes de fazer o parcelamento.

O que é taxa de anuidade?

A taxa de anuidade é uma taxa cobrada pelo banco ou instituição financeira responsável pelo uso do cartão de crédito. Geralmente a cobrança é feita automaticamente e discriminada na fatura do cartão. A taxa pode ser cobrada mensalmente, sendo dividida em parcelas ou anual à vista.

É preciso enfatizar que as taxas são de responsabilidade das instituições financeiras. O valor da taxa sempre pode ser encontrado na seção de cartão de crédito do site do banco.  

Assim como existem diferentes tipos de cartões de crédito, também existem diferentes taxas de anuidade. No site da administradora, você pode encontrar informações sobre cartões e suas taxas. Exceto aos que não possuem anuidade, pois não são todos os cartões que possuem taxa de anuidade.

Vantagens do cartão de crédito

1. Condições de pagamento e parcelas sem juros  

Se usado corretamente, um cartão de crédito pode nos proporcionar um tempo de compra maior, o que significa que o poder de compra aumenta muito.

No caso do parcelamento sem juros, se você possuir um bom planejamento, pode manter o seu capital investido e ganhar juros investindo o dinheiro durante o prazo das parcelas.  

2. Facilidade para comprar

Ao comprar com o cartão de crédito, a aprovação é realizada quase instantaneamente. Se você comprar pelo boleto, normalmente leva em torno de 2 a 3 dias úteis.

3. Segurança:

Se você for roubado ou acidentalmente perder o seu cartão, pode ligar para a empresa que gerencia o cartão e solicitar que ele seja cancelado.

4. Organização e planejamento financeiro:

A maioria dos cartões de crédito, em especial os que possuem controle via aplicativo, viabiliza em tempo real os gastos das faturas seguintes, o que possibilita um controle financeiro maior por parte do usuário. Quem não costuma usar planilhas ou anotações para controlar os gastos, recebe mensalmente um relatório, alguns cartões colocam até gráficos demonstrativos.

Desvantagens do cartão de crédito

1. Compras impulsivas

Devido ao limite de crédito, este cartão traz uma sensação de poder, mas não completa. Como resultado, sua renda não aumentará; você deve pagar por tudo que comprar - ou até mais, dependendo dos juros. Com crédito frouxo e prazos de pagamento cada vez maiores, muitas pessoas não conseguem se controlar e acabam endividadas.

2. Juros altos

Em caso de atraso ou parcelamento de pagamento, os juros tendem a ser altos, o que dificulta a liquidação da dívida. Por este motivo, é recomendável que o pagamento seja feito de acordo com as datas de vencimento da fatura, de forma integral, para não comprometer o orçamento.

3. Fraudes

Embora usar um cartão de crédito seja mais seguro do que carregar dinheiro na rua, ele pode ser clonado. E nem sempre é fácil provar que você não fez uma compra. Portanto, é preciso ter muito cuidado.

O cartão de crédito pode ser um grande aliado se for utilizado da forma correta, então, antes de sair por aí comprando de tudo, garanta que o cartão de crédito não afetará sua vida financeira.  

Caso tenha gostado deste artigo, continue nos acompanhando para mais dicas.

Simulação