Parece que agora você pode comprar um apartamento novinho em folha em qualquer andar e deixá-lo do jeito que você quiser. No entanto, esse alto investimento tem alguns riscos e também tem gerado dúvidas.
Por isso, preparamos este artigo com ótimas dicas e informações que você deve levar em consideração na hora de escolher um apartamento na planta.
Dicas na hora de comprar apartamento na planta
Comprar um apartamento é o sonho de muitos, mas poucos conseguem realizar esse grande sonho e ter essa satisfação. Agora você pode!!
Mas antes, para realizar esse sonho, seja um apartamento na planta, pequeno ou um apartamento grande, deve ter cuidado e ter o conhecimento básico para não perder dinheiro e fechar negócio com confiança. Algumas dicas podem ajudar no processo. Então vamos as dicas:
Avalie o espaço
A disposição dos cômodos é importante, mas antes de falar sobre ela é preciso dar atenção ao espaço.
Ao escolher o apartamento na planta você deve considerar quanto de espaço terá disponível. Isso porque é mais fácil flexibilizar a estrutura dependendo da metragem para atender as necessidades do morador.
Se o imóvel dispuser de pouco espaço, é mais difícil reprojetar os cômodos da maneira mais adequada. Quanto maior o espaço disponível, mais “simples” se torna essa tarefa.
O barato pode sair caro
Ainda sobre a questão dos custos, nem sempre o apartamento dos sonhos é o mais barato.
Se a ideia é encontrar um imóvel compatível com o seu orçamento, não quer dizer que você precisa investir em algo sem valor. A compra da casa própria deve atender às suas principais necessidades, onde entram a estrutura, localização e outros fatores.
Então não é porque existe um apartamento na planta com valor mais em conta que ele realmente é o que você procura. É preciso avaliar e colocar na ponta do lápis todos os seus objetivos e desejos.
Vá até o local em diferentes dias e horários
A localização de um imóvel é um fator decisivo na hora da compra, não apenas por fatores de valorização. É aí que você viverá a longo prazo, portanto, conhecer seus passos é importante.
Uma ótima dica é visitar o apartamento na planta dos seus sonhos e conhecer o bairro onde ele está. Você tem que fazer isso por rotina em dias e horários diferentes.
A segunda-feira pode ser tranquila, mas a sexta-feira é o contrário, já pensou nisso? Por isso é importante “fazer check-in” várias vezes e diferenciar quando for lá.
Essas questões precisam ser feitas antes mesmo de fechar a compra para não se assustar quando mudar. Todo o processo fica muito mais fácil se você já conhece o bairro!
Por que comprar apartamento na planta?
Veja alguns motivos para comprar apartamento na planta:
Apartamento na planta é um investimento seguro
O dia em que os compradores estão preocupados com o atraso da chave de tráfego e não ousam comprar um novo imóvel, já passou. Atualmente, a legislação brasileira protege o direito de compra e venda.
O Código de Defesa do Consumidor, por exemplo, prevê que a construtora responsável por um empreendimento tem um prazo de 180 dias após a data prevista de conclusão das obras para entregar o imóvel.
E, se por um acaso isso não for cumprido, o comprador tem o direito de exigir o recebimento do apartamento, aceitar outro produto do mesmo valor em troca ou até mesmo rescindir o contrato.
Possibilidade de fazer um melhor planejamento financeiro
Para quem tem tempo para esperar, comprar um apartamento na planta é um bom negócio, pois há mais e melhores opções de pagamento. Com o tempo, você pode pesquisar e até negociar com um corretor ou construtora, incluindo adiantamentos, parcelas e condições de financiamento.
Escolher a unidade que mais lhe agrade
Ao comprar um apartamento na planta, você terá mais opções de apê para escolher no mesmo empreendimento. Geralmente, quando um prédio já está pronto essa possibilidade diminui, já que os lugares mais estratégicos costumam ser reservados já na fase de lançamento.
Durante a construção das unidades, você pode escolher, por exemplo, o andar mais alto ou mais baixo, a vista que mais lhe agrada e até mesmo o que tem menos ou mais claridade solar.
Ter menos custos com manutenção
Mudar-se para um local com instalações modernas e novas, certamente fará a sua reserva de emergência ficar rendendo juros na conta por muito mais tempo. Nada como ter encanamento, hidráulica, piso e pintura novos. Evitar esses custos gera uma economia e tanto no orçamento mensal.
Como comprar apartamento na planta com consórcio?
Essa modalidade permite comprar qualquer tipo de bem, desde que esteja descrito no contrato realizado. No caso do consórcio de imóveis, eles podem ser usados, novos ou ainda estar na planta.
A compra do apartamento na planta pode ser feita a partir da contemplação. Caso o valor do imóvel seja maior do que a carta de crédito contratada, você deve completar o restante.
O total relativo à carta de crédito depende da contratação que você fizer. No momento de escolher o plano, terá à disposição uma série de opções. Todas elas indicarão quanto será pago no final, a quantia referente às parcelas mensais e o número de meses do pagamento.
Conte com a Embracon para comprar seu apartamento na planta
A Embracon é uma administradora com mais de 30 anos de mercado. Temos planos disponíveis para que você consiga comprar seu apartamento na planta sem entrada e sem juros.
Ficou interessado? Faça sua simulação com a Embracon!