Consórcio tem juros? Saiba tudo

Consórcio tem juros? Saiba tudo

Muita gente quer saber se o consórcio tem juros, você é uma delas?  

Essa questão é muito relevante, principalmente para quem quer comparar esse investimento com outros métodos de compra. Quem pede dinheiro emprestado para comprar um carro ou uma casa costuma pagar juros consideráveis, certo?  

Em alguns casos, a dívida total pode exceder duas ou até três vezes o preço de compra original. Diante desse obstáculo, o caminho é encontrar alternativas para atingir o objetivo de possuir uma casa ou um carro.  

Afinal, pedir dinheiro emprestado colocará um fardo pesado em seu bolso. Se este for o seu dilema atual, não se preocupe. Veja a seguir se o consórcio atende à sua realidade financeira.

Veja o que é o consórcio

De acordo com a definição do Banco Central do Brasil (BCB), responsável pela supervisão e fiscalização dos consórcios, uma definição de consórcio é uma reunião de pessoas físicas e/ou pessoas jurídicas em um grupo, a duração e o número de parcelas são pré-determinadas, e é promovido pela administradora do consórcio.  

O objetivo é obter bens ou serviços para seus associados em condições de igualdade por meio de autofinanciamento. Em outras palavras, um grupo de pessoas se reúne para coletar recursos e obter bens.

Uma vez por mês, um dos participantes será sorteado e receberá a carta de crédito. No mês seguinte, todos contribuem novamente até serem contemplados. Podem ser entregues mais de uma carta de crédito (por sorteio ou lance) por mês, e todo o processo é realizado e controlado pela administradora.  

Vamos ao tópico principal: O consórcio tem juros?

Não, não possui juros no consórcio.  

Na verdade, esta é uma forma de comprar parceladamente sem juros, desta forma, os membros do grupo juntam seus recursos próprios de forma a fornecer a cada membro a compra dos bens informados.  

Como no consórcio o crédito é concedido pelos participantes do plano, não há necessidade de pagamento de juros a terceiros. Cobra apenas umas pequenas taxas, o que torna tudo mais prático e econômico.

Taxas do consórcio

Quando alguém compra um plano de consórcio, costuma analisar o valor da parcela e a quantidade de meses no grupo, certo?  

Isso ajuda a determinar as condições que melhor se adequam ao seu orçamento - é isso que você deve fazer.  

Fundo Comum

O Fundo Comum é o resultado do valor pago à administradora por todos os consorciados do grupo. É a “poupança” destinada à aquisição dos bens,distribuída mensalmente aos clientes contemplados.

Fundo de reserva  

Se você mora ou já morou em apartamento, já sabe o que é um fundo de reserva. Todos os meses, além do valor do apartamento, os moradores também contribuem com uma determinada quantia, que não será usada para pagar contas, mas é reservada para emergências.  

No consórcio, a ideia é a mesma. Junto com as parcelas mensais, as doações são arrecadadas para formar um fundo de emergência. Portanto, o fundo visa proteger uma operação do grupo, cobrindo qualquer quebra de contrato e outras despesas relacionadas, como cobrança de custos incorridos em violação de contrato.

O Fundo de Reserva é um valor que garante o funcionamento do grupo de consorciados em determinadas situações já previstas em contrato, como insuficiência de receita nas assembleias de contemplação ou permitir o sorteio de, no mínimo, um crédito por assembleia.

Este valor é diluído nas parcelas do consórcio e se mantém em níveis adequados ao longo dos meses. É uma garantia para viabilizar todas as contemplações, levando em consideração imprevistos e flutuações de valores dos bens.

Caso o valor não seja utilizado, é dividido entre todos os participantes após o encerramento contábil do grupo.

Taxa de administração  

Por sua vez, as taxas de administração representam a parte da remuneração da empresa responsável pela organização do consórcio - incluindo vendas programadas, questões burocráticas, gestão dos participantes e garantias a título oneroso.  

A taxa de administração que garante segurança e transparência para gerenciar a saúde financeira do grupo e a contemplação de todos os participantes até o encerramento dele.  

Ela é calculada de acordo com o tipo de consórcio escolhido e diluída, mensalmente, entre as parcelas.

Seguro

O seguro de consórcio é um serviço que garante a segurança do consorciado com crédito contratual acrescido de despesas de gestão previsíveis.

Simplificando, podemos dizer que seu princípio de funcionamento é semelhante ao seguro de vida que normalmente é realizado através de transações financeiras.  

Quando ocorre um evento previsível dentro da cobertura do seguro, o beneficiário deve entrar em contato com a administradora do consórcio. Neste momento, o consórcio fornece orientações sobre os documentos básicos para o encaminhamento dos requerimentos à seguradora parceira.  

Agora que você sabe que não tem juros no consórcio e que é um ótimo investimento, faça sua simulação e veja as condições de consórcio da Embracon. Entre em contato!

Simulação