Criado no Brasil há 60 anos, o consórcio é uma forma de grupos se auto financiarem, com os participantes se unindo para fazer uma poupança para comprar bens. Sem juros e sem entrada, essa modalidade é uma alternativa para pessoas físicas e jurídicas que planejam adquirir itens como imóveis e veículos a médio e longo prazo.
Nos últimos anos, o segmento ganhou mais adeptos e recebeu mais investimento das executivas de consórcio, novas soluções e novo posicionamento relacionado ao produto, amplificado por meio de estratégias de comunicação para desmistificar a forma.
Para muitos brasileiros, formar um consórcio é provavelmente a opção mais segura financeiramente, com parcelas baixas e sem juros no processo. Isso simplifica o cumprimento e torna a compra de veículos mais democrática para todos.
Continue a leitura e veja como funciona o consórcio de carros seminovos!
Como funciona o consórcio de carros seminovos?
O consórcio de carros seminovos funciona igualmente ao consórcio de carros novos. Em um primeiro momento, é feita uma proposta de pagamentos mensais e uma data máxima para a contemplação do consorciado. Após assinar o contrato, o contratante paga as parcelas e todos os meses tem a chance de ser contemplado.
Mensalmente acontece um sorteio para os consorciados. Todo o processo é realizado de forma idônea para que todos tenham as mesmas chances. Quem for sorteado recebe a carta de crédito e já pode retirar o carro antes mesmo de concluir o pagamento das parcelas.
Além disso, a cada mês é possível fazer um lance, no qual você oferece uma porcentagem do valor do bem para efetuar o pagamento à vista. Caso o seu lance seja maior que o dos outros cotistas, você paga esse valor de maneira antecipada, recebe a carta de crédito e continua quitando as parcelas.
Vantagem de fazer um consórcio de carros seminovos
O consórcio de carros seminovos é uma boa opção para trocar de carro sem apertar o orçamento. Confira os benefícios de aproveitar o mercado de seminovos aquecido!
Não há valor de entrada
Juntar o valor de entrada para comprar um veículo não é uma tarefa fácil. Por este motivo, ao escolher o consórcio de carros seminovos, você não precisa disponibilizar valores iniciais, e isso faz toda diferença na organização financeira.
Planos flexíveis
A flexibilidade na escolha das parcelas e períodos de pagamento permite que você tenha mais controle financeiro e possibilidades de reajustar planos no futuro. Além disso, é interessante escolher uma administradora que tenha opções variadas de grupos e valores da carta de crédito.
Não há cobrança de juros
Diferentemente dos financiamentos tradicionais, o consórcio de carros seminovos não tem cobrança de juros. O que acontece é o pagamento da taxa de administração, por meio de um percentual da carta de crédito especificado no contrato.
Economia com documentação
Com o carro seminovo, os custos com documentação são menores. Somado aos benefícios do consórcio, em longo prazo, para adquirir um novo veículo isso representa a solução perfeita no planejamento financeiro.
Poupança como consórcio
Programar-se para realizar a compra com um consórcio de carros seminovos é interessante também para conseguir fazer uma espécie de poupança. Isso porque, pelo formato do consórcio, o consorciado é condicionado a economizar para que possa realizar a compra do automóvel. Além disso, todo o processo torna mais simples a administração da sua vida financeira para ter mais consciência dos gastos a longo prazo.
Outro ponto que deve ser destacado é que, quando acontece um possível reajuste, e isso representa aumento nas parcelas, o consórcio assegura o valor da carta de crédito para realizar a compra do veículo quando acontecer o processo de contemplação. Isso garante o seu poder de compra, pois o valor do carro tende a subir.
Como fazer um consórcio de carros seminovos?
Para aderir a um consórcio como esse, basta procurar uma administradora especializada ou até mesmo o banco da sua confiança. Por lá, você vai saber quais consórcios estão em andamento e quais ainda podem aceitar novos cotistas.
Depois disso, você escolhe o valor da carta de crédito que deseja receber quando for contemplado e assina o contrato. O processo todo é muito simples e rápido, sendo que, quando você tiver a carta de crédito em mãos, será como comprar um carro à vista na concessionária ou revenda de automóveis.
Como escolher o consórcio ideal?
O primeiro passo é pesquisar informações sobre a administradora de consórcio, verificar se há dados relevantes na internet e se as recomendações são boas. No site do Banco Central, por exemplo, você pode realizar até mesmo uma pesquisa para saber se a administradora está registrada e se atua de forma regularizada, de acordo com as diretrizes do órgão.
Além disso, você deve ler o contrato e, se possível, contar com um advogado para ajudá-lo a entender as cláusulas contratuais mais complexas, como a de reajuste. Isso fará com que você tenha muito mais segurança na hora de fazer o consórcio de carro seminovo.
A Embracon tem mais de 30 anos de experiência no mercado e pode te auxiliar em todo esse processo. Acesse o site e confira nossos planos!