Tudo o que você precisa saber sobre a importância de um consultor de consórcio

Tudo o que você precisa saber sobre a importância de um consultor de consórcio

Desde que o consórcio passou a ajudar as pessoas na compra de bens de alto valor, como automóveis e imóveis, cada vez mais consumidores têm se preocupado para saber mais informações das parcelas, carta de crédito, sorteios, enfim, tudo que envolve o universo de consórcio.

O consórcio é uma modalidade extremamente flexível: você pode investir em um bem sem ter que pagar entrada e ainda ajustar as mensalidades de acordo com o seu rendimento mensal.

Porém, é comum que surjam algumas dúvidas no processo de adquirir uma carta. E, por conta dessas dúvidas, muitas pessoas perdem a oportunidade de fechar um negócio que realmente pode ajudar na compra do próximo carro, casa ou até mesmo adquirir serviços.

Nesse processo, o papel do consultor de consórcio é fundamental. A seguir, vamos explicar como ele pode te ajudar a fechar o melhor negócio.

O que faz um consultor de consórcio?

O consultor é o especialista por todo o processo de fechar um contrato de consórcio com os consumidores.

Quando você faz uma simulação no site e informa os seus dados, você está ajudando o consultor a saber um pouco mais o que você deseja. É ele que apresenta o contrato e ensina todo o passo a passo para que você acompanhe o procedimento de pagar as mensalidades até a contemplação.

Por ser o especialista, o consultor pode ser extremamente útil para encontrar a melhor maneira de facilitar a sua vida.

Caso você tenha procurado o consórcio sem passar pela etapa do simulador, sem problemas. O consultor ajuda a tirar todas as suas dúvidas e pode fazer a simulação com você já nesse primeiro contato.

Além disso, o consultor de consórcio pode ajudar a encontrar o melhor plano para a sua empresa e servir como ponte para facilitar as documentações e a burocracia da contratação.

Alguns cuidados com consultores

Existem milhares de especialistas de consórcio que ajudam a facilitar a vida das pessoas. Porém, por ser uma modalidade bem dinâmica, existem casos de consultores que não seguem as políticas já estabelecidas pela administradora.

Caso se depare com consultores que vendem consórcios de empresas independentes ou pratiquem preços acima do mercado, entre em contato diretamente com a administradora.

Antes de tudo, a administradora precisa de uma autorização do Banco Central para seu pleno funcionamento. A Embracon, por exemplo, é uma administradora independente com mais de 30 anos de história e credibilidade que possui autorização do BC (inclusive, a Embracon se destaca como uma das administradoras com menor índices de reclamações dos consorciados).

Para conversar com um dos nossos consultores, o recomendado é fazer a simulação pelo nosso site ou ir diretamente a uma de nossas unidades e filiais espalhadas por todo o Brasil.

Realizar o contato diretamente com a administradora permite que ela acompanhe todo o processo desde o início. Isso evita práticas fraudulentas, que podem lesar o interessado pelo consórcio.

Os consultores de consórcio da Embracon são bem treinados para tirar todas as suas dúvidas e oferecer a melhor experiência possível.

Eles podem ajudar a simular melhor o bem que deseja. Por exemplo: digamos que você queira comprar um carro popular, mas ainda não sabe qual. Nessa etapa, o consultor vai entender bem as suas necessidades e recomendar qual o melhor valor da carta de crédito para você.

Embora se trate de um facilitador, o consultor não está autorizado a realizar práticas ilegais que violem a modalidade ou a administradora. Caso você esteja lidando com um consultor com práticas questionáveis, entre diretamente em contato com a nossa ouvidoria.

Como um consultor pode ajudar?

A seguir, listamos algumas situações em que é comum contar com a ajuda de um consultor.

Tirar dúvidas sobre consórcio: ele é o especialista que pode ajudar a entender toda a mecânica por trás do consórcio. Conte com ele para saber como participar dos sorteios, funcionamento dos lances, uso de FGTS para consórcio de imóveis, entre outros detalhes.

Ajustar a melhor carta de crédito para a sua necessidade: os melhores consultores sabem que é necessário que o consumidor tenha uma ótima experiência com o consórcio. Por isso, eles podem fazer algumas perguntas para entender melhor o seu padrão de vida e aconselhar o melhor plano para você. Fique ciente que você tem o tempo que precisar para fazer a sua pesquisa e não deve se sentir pressionado pelo consultor.

Explicar a política da administradora: após fechar o contrato, o consultor deve apontar qual a melhor forma de entrar em contato, caso o cliente tenha dúvidas futuras após se tornar um consorciado.

O que consultores de consórcio não podem fazer

Infelizmente, alguns consultores fazem uso da credibilidade da administradora para obter vantagens pessoais. Aprenda a identificar isso e, caso se depare com algum profissional de atitudes questionáveis, entre em contato com a administradora.

Não podem prometer a contemplação: nenhuma empresa de consórcio garante a contemplação em determinado período de tempo. Caso se depare com algum consultor que insista na contemplação por um período curto, corte relações. Existem apenas duas formas de adquirir o bem antes de terminar o pagamento das mensalidades: pelos sorteios ou pela oferta de lance.

Não devem ser insistentes: as administradoras não endossam o fechamento de contratos por impulso. Afinal, o consórcio é uma modalidade de médio a longo prazo. É preciso que o consorciado saiba muito bem o que deseja, para evitar arrependimentos.

Não podem cobrar comissões por fora: os consultores já são comissionados pelas administradoras, portanto, não podem fazer cobrança à parte para os interessados.

Acima de tudo, o consultor deve facilitar a sua vida na hora de contratar um consórcio. Aproveite para tirar todas as dúvidas e analisar muito bem as opções de carta de crédito e das mecânicas da modalidade. Para contar com o trabalho de um consultor, faça uma simulação no nosso site.

Tire o seu sonho do papel com o consórcio da Embracon. Faça já uma simulação!

Siga nosso Facebook, Instagram e LinkedIn.

Simulação Consórcio