O final do ano chegou e a melhor época para as empresas ganharem dinheiro está chegando.
É também nesta altura que encontramos mais motivos para dar presentes e gastar dinheiro em conformidade.
Embora muitas pessoas já tenham feito as suas compras de Natal, e algumas fiquem desconfiadas assim que veem uma liquidação, a grande maioria deixa sempre esta tarefa para o último minuto.
Em geral, isso é ótimo para os negócios, pois as engrenagens trabalham mais do que em qualquer outra época do ano, movimentando dinheiro e impulsionando o crescimento econômico.
No entanto, para os consumidores, este não é de longe o melhor momento para comprar! Os preços sobem, as concessões diminuem e o poder de barganha é perdido.
A época do natal é mesmo uma época de gastar dinheiro, os amigos que querem presentear precisam mesmo planejar as compras de natal com antecedência!
No entanto, nem tudo está perdido para os compradores tardios que deixaram as compras no último minuto. Vamos te dar algumas dicas para conseguir economizar nas compras de natal!
Tem como fazer as compras de Natal sem gastar muito?
As compras de Natal geralmente aumentam a fatura do cartão de crédito no final do ano. Tem muita gente para presentear, e nos últimos minutos sempre tem alguma pessoa que você esqueceu de listar e precisa ir às compras.
Mas isso não significa que você não conseguirá controlar seus gastos. O primeiro passo é estabelecer limites. Reduzir a lista de pessoas que receberão presentes neste Natal ou definir um preço máximo para cada presente é um bom começo. Dessa forma, você pode agradar a todos sem se decepcionar com uma fatura após o fato!
Dicas para economizar nas compras de Natal
Tentar manter um orçamento equilibrado mesmo no final do ano é fundamental para garantir a saúde financeira, principalmente no início do ano.
Então confira nossas dicas de como economizar e evitar surpresas financeiras nas compras de natal!
Estabeleça o valor que você pode gastar
Planejamento financeiro pessoal é tudo. Portanto, antes de sair para comprar presentes, sente-se e resolva as contas. E, se possível, em família!
Esta etapa é importante para estabelecer um teto de gastos realista para suas compras de Natal. Nesse sentido, o ideal é dividir um valor que não afete o pagamento de outras despesas.
Depois de conhecer suas limitações financeiras, fica mais fácil evitar as tentações de final de ano. Portanto, aqui está o primeiro passo para resolver suas contas de Natal, em vez de evitar as dores de cabeça de 2023.
Crie uma lista de presentes
Agora, como segunda dica para economizar no Natal, aproveite que você senta para decidir um teto de gastos e anote quais são as pessoas que vão ser presenteadas.
Depois, verifique quanto você pode gastar em cada presente e estabeleça um valor máximo. Você pode dividir o valor igualmente entre todos na lista ou colocar a pessoa mais importante primeiro.
Lembre-se: abuse das lembrancinhas para quem não é muito chegado mas quer dar de presente.
Evite deixar as compras de natal para a última hora
Não perca tempo! Aproveite o tempo que antecede a data para prever suas compras, pois os preços tendem a subir com a aproximação do Natal.
Além disso, com menos sortimentos de produtos e mais filas, você não terá tempo para comparar valores. Sem dúvida você não quer ficar caçando presentes na véspera das festas de fim de ano, não é mesmo?
Portanto, planeje com antecedência e faça o possível para fazer as compras de Natal com antecedência.
Não é necessário realizar as compras em shoppings
Muitas pessoas tendem a fazer todas as compras de Natal no shopping e se esquecem de outras opções.
Saiba que você pode comprar presentes e enfeites nas lojinhas e feiras. Então procure uma loja perto de você ou no centro da cidade.
Outra opção popular é usar a internet para comprar produtos. Mas preste atenção especial ao tempo de entrega.
Você certamente não quer sair de mãos vazias por causa dos atrasos.
Cuidado para não cair em tentação
Natal é sinônimo de ofertas e propagandas atraentes. Por isso, é preciso ter muito cuidado para não cair na compra por impulso.
Afinal, a equipe de marketing faz uma campanha específica para aquela data e costuma ter muito sucesso nisso.
Sabendo disso, vá às compras e tome cuidado para não ultrapassar seu limite de gastos. Evite comprar por impulso e se endividar por imprudência.
Faça os pagamentos à vista
Sempre que possível, pague as compras de Natal em dinheiro. Assim, você ganha desconto no preço do produto e não precisa se preocupar com várias parcelas no cartão de crédito, mesmo que seja um cartão sem anuidade.
Quem compra à vista também ganha poder de barganha, ou poder de troca. Se você for um bom negociador, poderá conseguir um preço melhor. Além disso, o início do ano é uma época para gastar muito dinheiro, por isso não é uma boa ideia se endividar em seu nome.
Mas se esse não é o seu caso e você precisa parcelar, certifique-se de que cada parcela caiba no seu orçamento. É importante respeitar a sua realidade financeira!
Faça você mesmo
Se você pode fazer isso, por que comprar? Pensando nisso, se você tem ou quer desenvolver novas habilidades, é uma boa ideia considerar presentes e decorações de Natal que você pode fazer DIY.
Pode ser bordado, artesanato ou até pintura. As possibilidades são vastas, dependendo de suas habilidades manuais. Mas se você não consegue pensar em nada, vá online e encontre tutoriais para aprender uma nova habilidade.
Cozinhar o próprio jantar também é uma boa opção, pois você pode economizar ainda mais, evitando comprar comida pronta. Dessa forma, o resultado fica mais autêntico e menos industrializado.
Gostou deste artigo para ajudar a economizar nas compras de natal? Continue nos acompanhando para mais conteúdos como este e aproveite para conhecer a Embracon para realizar compra de bens de forma programada para os próximos anos!