Dezembro é época de 13º e o Natal está se aproximando: para muitos, é o cenário ideal para as compras de fim de ano. No entanto, a emoção de comprar pode ser um gatilho e uma armadilha para sua saúde financeira.
Amigos secretos, presentes para familiares e amigos e compras pessoais já estão no topo dos gastos das famílias brasileiras. Assim, apesar das circunstâncias favoráveis, planejamento e organização financeira são essenciais para começar o novo ano de forma organizada.
Para se ter uma ideia do poder dessa data, pesquisas revelam que mais da metade dos brasileiros fará suas compras de final de ano de forma digital. Há também quem prefira o comércio local para dinamizar a economia regional.
Mas, pensando em compras de fim de ano, o que acha de um consórcio de presente? Vamos falar um pouco mais sobre a possibilidade.
Organização para as compras de fim de ano?
Você se antecipou, guardou algum dinheiro e escolheu o melhor lugar: agora é hora de ir às compras de fim de ano! Portanto, fique atento: o planejamento ainda é sua principal preocupação no momento.
Faça um planejamento de compras de fim de ano com antecedência
Faça uma lista dos amigos secretos com os quais você está envolvido, o valor de cada um e quaisquer outros presentes que gostaria de dar neste Natal. Considere também o que você deseja comprar para si mesmo.
Armado com essas informações, você pode planejar suas compras de fim de ano com antecedência. Deixar para a última hora pode aumentar sua ansiedade e fazer com que você acabe extrapolando.
Pense no futuro
Aquela tradicional canção de fim ano já diz: “o ano termina e nasce outra vez”. Então, na hora das compras de fim de ano, não esqueça que nos meses seguintes algumas despesas sempre nos esperam, como o IPTU, matrícula, entre outros.
Por isso, é ainda mais necessário manter o controle das despesas para que se tenha uma organização financeira para esses gastos também.
As compras de fim de ano são um momento muito prazeroso para presentear quem amamos e agradecer pelo ano que se passou. No entanto, é preciso bastante cuidado, organização e pés no chão para garantir que, de fato, elas não formarão uma bola de neve financeira nos períodos seguintes.
Por isso, educação financeira, anotações na ponta do lápis e muita calma são fundamentais nessa hora. A consciência financeira do presente ajuda a construir um futuro financeiro rentável e tranquilo.
Por que incluir o consórcio nas compras de fim de ano?
Geralmente, aplicações financeiras exigem muito estudo e uma estratégia bem definida. Caso contrário, você pode tomar decisões erradas e ter perdas significativas.
Logo, um dos motivos para escolher o consórcio é a sua operação descomplicada (acessibilidade). Você não precisa ser expert em mercado financeiro e investimentos, já que basta pagar as parcelas nas datas firmadas em contrato.
Dessa forma, reunirá uma boa quantia para adquirir o que deseja para presentear sem sofrer perdas financeiras, uma vez que existe a certeza de que você será contemplado e terá acesso ao valor investido.
Mas para ir às compras de fim de ano e realizar a contratação, não se esqueça de buscar uma empresa sólida no mercado, que seja capaz de administrar todo o processo com seriedade e trazer soluções compatíveis com as suas necessidades.
Nesses casos, participar de um consórcio pode ser uma boa opção, uma vez que, tornando-se integrante do grupo, você passa a fazer parte de uma espécie de poupança forçada.
Isso quer dizer que você faz os pagamentos mensais e forma um fundo para a aquisição do bem ou contratação do serviço, mas só tem acesso ao valor quando é contemplado, sendo uma excelente opção de presente quando se trata de bens de alto valor.
Este artigo te ajudou a decidir qual presente vai escolher para as compras de fim de ano? Caso tenha interesse no consórcio, confira os nossos planos disponíveis!