Cuidados na hora de comprar um apartamento novo

16 de jan. de 20234 minutos de leitura
Cuidados na hora de comprar um apartamento novo

Muita gente compra um apartamento apenas uma vez na vida. É uma mistura de expectativa alta com uma falta de experiência no negócio. Como você pode se preparar? O que precisa saber antes de comprar um apartamento?

Planejamento e uma boa dose de prudência nunca são demais quando o assunto é comprar um apartamento. Mesmo que você tenha encontrado o apartamento dos seus sonhos, não se deixe levar pela emoção. É fundamental analisar vários fatores antes de tomar a decisão.

Confira a seguir algumas dicas que preparamos para você fechar um bom negócio.

O que avaliar na hora de comprar um apartamento

Para evitar dores de cabeça, existem alguns cuidados que você precisa tomar ao comprar um apartamento. Consultar a documentação, verificar o estado do apartamento e ponderar as características que mais se adequam às suas necessidades são alguns dos cuidados. Veja abaixo o que fazer e o que não fazer ao investir em condomínios:

Estude as suas necessidades

O primeiro passo para comprar um apartamento é determinar o que você e sua família precisam para viver com conforto e tranquilidade. Quanto de espaço você precisa? Quer lugares de estacionamento e áreas de lazer? Como vai o apartamento? Qual é a saúde financeira desse investimento?

Com base no perfil do morador, serão definidos itens como quantidade de quartos, banheiros e suítes. Se precisa de um espaço de escritório, se quer juntar uma família, arranjar um quarto extra, uma zona exclusiva para crianças ou animais de estimação também é um ponto a ter em conta. Além de opções com salões de festas e espaços fitness.

Tem algo indispensável para você? Pense no tamanho da sua família e nas suas necessidades diárias. Analise principalmente sua renda mensal, custos de mobilidade, serviços básicos nas proximidades e toda a infraestrutura do bairro onde pretende morar.

Analise a localização do apartamento

Bairros bem localizados são o fator determinante no valor do condomínio. Tradicionalmente, as áreas residenciais tendem a ser mais valorizadas porque são mais procuradas. Mas se a sua escolha for investimento, os apartamentos são uma excelente opção para renda com aluguel.

Porém, imóveis localizados em uma rodovia, por exemplo, podem ter o efeito contrário, principalmente devido ao excesso de ruído. Também é muito importante para muitos que o apartamento esteja localizado em uma área arborizada e em um bairro seguro e agradável.

Para outros, o mais importante é usar o transporte público. Portanto, avalie se o apartamento está localizado em uma área segura, tem boa infraestrutura e fica próximo ao seu local de trabalho ou à escola do seu filho.

Avalie a estrutura do apartamento

Quando se trata de imóveis para revenda, é sempre importante observar de perto a estrutura do apartamento. Por exemplo, verifique as condições do encanamento, instalações elétricas, pisos e acabamentos.

Antes de comprar um apartamento atente-se também a fatores como ventilação, exposição solar e iluminação do ambiente. Se o apartamento estiver localizado dentro de um condomínio, avalie a estrutura das áreas comuns.

E, caso você não tenha o conhecimento necessário para realizar essas análises, procure ajuda profissional de um corretor de imóveis de confiança.

Observe a documentação antes de comprar um apartamento

Para evitar surpresas, fique atento aos documentos do condomínio e do proprietário, de preferência analisados ​​por uma imobiliária de confiança. Essa análise ajuda a garantir um acordo justo entre as duas partes e evita qualquer tipo de obstáculo no fechamento do negócio.

Com relação aos documentos do apartamento, verifique se o apartamento está isento de dívidas, se o IPTU está em dia, se há anotações arquitetônicas do registro de imóveis, registros de ações de reintegração de posse e alienações (comprovando que o apartamento não foi vendido informalmente).

Também é necessário avaliar a declaração negativa de débitos condominiais (em casos de imóveis em condomínios), planta baixa, ART do engenheiro responsável pela obra e alvará de utilização (carta de “Habite-se”).

Para proprietários e vendedores são exigidos documentos que comprovem sua idoneidade, como RG, CPF, certidão de nascimento, certidão de débito, etc.

A lista de documentos pode variar dependendo do tipo de condomínio que você está comprando e se o vendedor é pessoa física ou jurídica. Novamente: para não correr o risco e acabar com um mau negócio, procure ajuda profissional de um corretor de imóveis de confiança.

Tenha uma reserva financeira

Faça uma reserva financeira para a escritura, o registro de apartamento e para as taxas de cartório. Em média, esse custo corresponde a cerca de 4% do valor para hora de comprar um apartamento.

Esse percentual é variável porque as taxas são municipais e estaduais e o valor oscila de acordo com o valor do apartamento. Por isso, é muito importante considerar esse custo no seu planejamento financeiro.

Leia o contrato de compra e venda

Depois de tomar todos os cuidados acima, é hora de fechar negócio. Nesta altura, deverá analisar cuidadosamente o contrato de compra e venda do apartamento.

Leia todos os pontos com atenção e verifique se tudo o que foi acordado durante a negociação está de acordo com o que consta no documento. Verifique também se os dados do apartamento estão corretos.

Para isso, o ideal é buscar a ajuda de um profissional do direito imobiliário.

Este artigo foi útil? Continue nos acompanhando para ter acesso a mais conteúdos como este. E caso queira comprar um apartamento de forma programada conheça os planos disponíveis da Embracon!