Todo mundo que já assistiu alguma cena de filme apresentando o prazer que as pessoas sentem ao fazer uma viagem de carro ouvindo uma boa música e curtindo o vento no rosto. Você provavelmente é uma dessas pessoas, e como todas as outras desejou ter um momento como esse na vida. Não é mesmo?
Isso porque, conseguir viajar de carro traz mais liberdade para escolher as rotas e passar por locais que tenham menos aglomerações. Além de, controle sobre quem são as pessoas que vão com você e as medidas de higiene nos ambientes. De qualquer modo, é preciso ter um bom planejamento e muita organização para que a viagem seja perfeita e, claro, segura.
Há diversas vantagens em se fazer esse tipo de viagem. Você terá a chance de gastar menos, conhecer mais lugares e aproveitar melhor a companhia das pessoas que estarão com você nessa jornada.
Pensando nisso, preparamos este artigo com algumas dicas de viagem e como você pode realizar seu sonho através do consórcio de carro.
Faça um planejamento para viajar de carro
Planejamento é a palavra de ordem para quem decide viajar de carro. Cair na estrada é bem gostoso, mas fazer isso com segurança, é melhor ainda. O planejamento da sua viagem de carro deve começar cedo e pela revisão, assim como vimos anteriormente.
Afinal, se você concluir que o seu veículo não está em condições de fazer uma longa viagem, terá tempo de procurar alternativas, como o aluguel de um carro. Porém, essa não é a única preocupação que deve ter antes de viajar de carro.
Confira algumas sugestões abaixo:
Trace uma rota
Se está indo para um local que ainda não conhece, é bem importante traçar uma rota.
Atualmente, existem diversos aplicativos e sites que te ajudam a construir uma rota ideal para viajar de carro com segurança, com os principais pontos de apoio destacados no caminho.
Ter isso em mente antes de viajar de carro pode fazer a diferença para quem busca uma melhor experiência.
Não se esqueça do GPS
Mesmo com a rota planejada, ter um GPS à mão é imprescindível para quem vai viajar de carro.
O GPS, além de te ajudar a se manter no caminho certo, também mostra possíveis atrasos na pista, causados por acidentes ou engarrafamentos.
Com ele, é possível ter maior controle sobre o passeio e se programar caso aconteça algum imprevisto.
Não tem carro? Faça um consórcio de carro com a Embracon
O consórcio de carro é um dos caminhos para conquistar o tão sonhado carro. Você entra em um grupo, paga as parcelas do consórcio e a administradora sorteia todos os meses, entre os integrantes, a carta de crédito que será utilizada na compra do veículo.
Uma administradora de consórcio de carro, que tem autorização para funcionar, começa a montar grupos de interessados em comprar um carro. É necessário atingir um número mínimo de participantes para sortear um carro todo mês, então, somente quando o grupo tem essa quantidade de integrantes os consorciados começam a pagar as parcelas mensais.
Pelo menos um participante será sorteado por mês e levará a carta de crédito para comprar o carro. Além disso, existem os lances como forma de conseguir o veículo sem esperar pelo sorteio. Os consórcios de carros costumam durar até oito anos, ou seja, você pode ser sorteado no começo ou nos últimos anos do prazo.
Como funciona o processo de contratação de um consórcio?
1. Grupo de consórcio
O processo de contratação de um consórcio de carro começa com o interessado entrando em contato com a administradora a fim de ingressar em um grupo.
É possível participar de um grupo de duas maneiras: entrando em um que ainda está em formação, ou entrando em um já formado. Entenda com mais detalhes:
Grupos em formação: são aqueles que ainda não estão fechados e ativos. Ou seja, as administradoras ainda estão reunindo as pessoas que desejam participar do consórcio de carro;
Grupos formados: são aqueles que já estão operando e que podem oferecer dois tipos de cotas para compra: a cota vaga e a cota de transferência.
2. Pagamento das parcelas
Após entrar no grupo, começa-se o pagamento das parcelas, que devem constar todos os valores que você precisa pagar para obter o seu carro + a taxa de administração.
Um ponto positivo do consórcio de carro é que ele não cobra juros, mas sim uma taxa para a administradora que, apesar de aumentar o valor da parcela, não chega a ser tão cara quanto os juros cobrados pelos financiamentos e empréstimos tradicionais.
Caso você queira liquidar o saldo total da dívida antes do prazo, também poderá antecipar as parcelas. Porém, as condições para essa ação podem depender do que foi combinado no contrato com a administradora.
Por fim, nessa etapa, além da cobrança, as parcelas do consórcio de veículos podem sofrer alguns ajustes por ano, visto que os modelos dos carros podem ficar mais caros ou mais baratos com o passar do tempo.
3. Contemplação
No final, ocorre a contemplação, que nada mais é que a concessão do crédito ao consorciado para a compra do carro, bem como a devolução das parcelas pagas, no caso dos consorciados excluídos. Confira as duas formas de contemplação:
Sorteio: todos os meses os participantes que estiverem com os pagamentos em dia podem ser sorteados com a carta de crédito para adquirir o bem desejado;
Lance: após o sorteio, os consorciados que dão lances como forma de antecipar as parcelas também podem ser contemplados, mediante os critérios do contrato, para adquirir o veículo.
De toda maneira, é importante destacar que mesmo que o contratante seja sorteado antes de terminar as parcelas, ele deverá continuar pagando tudo o que está previsto no contrato.
Ficou interessado? Acesse nosso site e faça sua simulação com a Embracon!