Alguma vez você já pensou em investir em um barco? E se pra você isso é uma novidade, pode ficar despreocupado. Vamos te apresentar 5 bons motivos para comprar um barco.
Confira!
É bom para o cérebro
Para manter a mente afiada é necessário exercitar o cérebro, e uma das melhores maneiras de fazê-lo é aprender coisas novas, como navegar.
Confira algumas coisas que você aprende navegando:
- Vocabulário náutico;
- Regras do governo sobre navegação;
- Manobra de embarcação, como atracar e desatracar;
- Combate a incêndio;
- Primeiros socorros;
- Noções de sobrevivência e segurança no mar, rios, lagos e lagoas;
- Comunicação na navegação;
- Operação dos sistemas de navegação por satélite (GPS)
- Ler tábua de marés;
- Meteorologia;
- Navegação Astronômica;
- Navegação Eletrônica.
Uma forma diferente de se divertir
As opções de lazer que um barco oferece são muitas: desde um simples passeio pela costa até a visita a uma praia que só pode ser acessada pelo mar, além de festas a bordo, pesca no mar e mergulho em belos pontos com equipamento ou apenas o snorkel.
Outro destaque são os esportes náuticos: ski aquático, wakeboard, wakesurf e wakeskate. Você ainda pode levar a bordo sua prancha de Stand Up Paddle e remar em qualquer lugar, contando com a segurança de um barco por perto caso você se canse.
E, nos pontos mais badalados do litoral e do interior, é possível encontrar uma boa balada náutica.
Reúne a família
Até existe quem prefira navegar sozinho, mas boa parte da diversão para muitos é unir as pessoas queridas no barco. E com tantas atividades para aproveitar a bordo, não é difícil envolver todos os membros da família em pelo menos uma delas.
Crianças e jovens podem aprender com os pais as primeiras noções de navegação e como cuidar de um barco, criando, quem sabe, uma nova tradição na família.
Combate ao estresse
Uma rotina estressante faz mal para a mente e para o corpo, por isso é importante dedicar as horas livres a atividades relaxantes. Diversas pesquisas indicam que o contato com natureza ajuda a aliviar o estresse, logo nada como subir a bordo e passar o dia observando e ouvindo o som do mar ou das águas dos rios e represas.
É totalmente acessível
A ideia de que barcos são apenas para milionários está ou deveria estar ultrapassada. Os estaleiros estão fabricando cada vez mais lanchas mais acessíveis e com maior custo-benefício, sendo possível encontrar barcos para iniciantes no mercado náutico pelo mesmo valor que um carro popular.
Além disso, pode-se optar pelas embarcações seminovas, que têm um preço ainda mais atraente. É claro que é preciso tomar alguns cuidados quando se compra um barco usado, mas esse cuidado só traz ainda mais tranquilidade para fechar o negócio.
Ainda é possível aderir à compra compartilhada de embarcações. Você pode comprar a lancha em parceira com um ou mais amigos, ou procurar uma empresa que trabalha com a venda de cotas de embarcações. Assim você paga apenas uma parte do preço do barco e ainda divide os gastos com manutenção, marina, combustível etc.