O primeiro apartamento a gente nunca esquece!

6 de jun. de 20233 minutos de leitura
O primeiro apartamento a gente nunca esquece!

É uma experiência incrível viver com você como é viver o sonho de ter um apartamento. Sabemos da importância daquele primeiro apartamento e de todos os processos que levaram a essa incrível conquista.

Essa aquisição exige um alto investimento e comprometimento por parte do comprador, o que exige muito cuidado para não ter problemas para fazer os pagamentos necessários ou se arrepender da escolha.

No entanto, naturalmente surgem dúvidas sobre como fazer isso. Você também tem essas dúvidas? Neste artigo vamos te dar algumas dicas para que você consiga comprar o primeiro apartamento.

Dicas essenciais para você acertar na compra do primeiro apartamento

Muitas pessoas têm dúvidas na hora de comprar o primeiro apartamento, por isso nós damos algumas dicas para não ter erros nem arrependimentos.

Escolha uma boa localização

A localização de um imóvel pode afetar o seu dia a dia e deve ser avaliada com calma. Considere questões como segurança, distância a pontos de interesse e acesso para definir seus bairros preferidos.

Esse fator também afeta o custo e a valorização do imóvel. Consulte sempre um corretor credenciado caso tenha dúvidas sobre as melhores opções de investimento.

Considere o valor da entrada para compra do primeiro apartamento

O financiamento é a forma mais comum de compra, mas exige um adiantamento, que varia de acordo com o valor do crédito disponível e o tipo de imóvel, mas geralmente é de 10% do valor total.

Por isso, para quem quer comprar o primeiro apartamento sem entrada, a modalidade indicada é o consórcio de imóveis, e falaremos mais detalhadamente mais à frente.

Planeje o restante do pagamento

Planejar a entrada não basta: é preciso considerar o valor das parcelas para quitar o imóvel com tranquilidade. Não adianta assumir parcelas muito altas, isso prejudicará seu padrão de vida e poderá se tornar inviável diante de imprevistos.

Analise bem o seu orçamento, estabeleça limites para o parcelamento e mantenha sempre reservas financeiras para o caso de precisar. Outra consideração importante é considerar outros custos envolvidos na aquisição, como cartórios, inspeções prediais, impostos e mudanças.

Quais são os principais motivos para comprar o primeiro apartamento?

A compra do primeiro apartamento é muitas vezes um acontecimento muito simbólico e importante na vida de uma pessoa, pois é muitas vezes um dos marcos que representa o início da vida adulta - nomeadamente a constituição de um legado, a independência e a liberdade.

Por isso, listamos os principais motivos para incentivar essa decisão.

Independência

Para quem está saindo da casa dos pais, a compra do primeiro apartamento representa uma etapa de transição para uma nova fase de vida marcada pela autonomia e liberdade.

A independência de ser, estar e viver confortavelmente em seu próprio espaço de acordo com suas regras, rotinas e preferências - a base de uma vida produtiva e menos estressante.

Liberdade

Muito para além da liberdade do cotidiano e da existência, importa também realçar a liberdade de funcionamento, porque o imóvel é seu e pode utilizá-lo como quiser.

Vai viajar no feriado? Você pode alugá-lo temporariamente! Não gosta desse estilo? Decore como achar melhor! Não gosta de algum aspecto da arquitetura? Você tem voto ativo nas decisões do condomínio.

Estabilidade

Quando somadas às qualidades anteriores, o resultado é mais estabilidade, conforto e uma qualidade de vida confortável. Afinal, não há nada mais reconfortante do que saber que você tem um lugar que é realmente seu.

Além da independência financeira, o primeiro apartamento é um marco importante na sua percepção de qualidade de vida.

Use o consórcio para comprar o primeiro apartamento

Os consórcios estão crescendo no Brasil como uma opção segura e menos burocrática para quem busca linhas de financiamento para comprar imóveis e outros bens de consumo.

Dentre os pontos fortes do consórcio imobiliário, a acessibilidade é um grande atrativo. Isso porque, além da segurança no processo, o valor do investimento de uma parcela é bem menor se comparado aos empréstimos e outros valores de parcela disponíveis no mercado.

Antes de iniciar esse trabalho, é preciso entender a idoneidade da entidade prestadora do serviço: ela precisa ser oficialmente reconhecida e autorizada pelo Banco Central para exercer essa atividade.

A Embracon tem mais de 30 anos de experiência de mercado e pode te ajudar a realizar o sonho do primeiro apartamento. Faça sua simulação conosco!