Razões para fazer consórcio

20 de mar. de 20236 minutos de leitura
Razões para fazer consórcio

O Sistema de Consórcios é uma modalidade de acesso ao mercado de consumo baseado na união de pessoas físicas ou jurídicas. Fazer consórcio é formar um fundo comum, destinado à aquisição de bens móveis, imóveis e serviços por meio de um autofinanciamento.

Isso quer dizer que, nesse grupo, os consorciados contribuem juntos como uma parcela mensal e formam um fundo do qual todos eles, contemplados por sorteio ou lance, podem utilizar uma parte para adquirir um bem ou serviço.

Se você está pensando em adquirir determinado bem ou serviço, confira algumas razões para fazer consórcio.

12 razões para fazer consórcio

O sistema de Consórcios é uma modalidade de acesso ao crédito para compra de bens, como carros e imóveis, regulamentada e fiscalizada diretamente pelo Banco Central do Brasil. Somente empresas autorizadas pelo Banco Central podem atuar nesse ramo.

Na sequência iremos mostrar 13 motivos para você poder fazer consórcio com a Embracon que irão fazer você mudar de idéia!

1.Realização de um sonho

A conquista da casa própria ou de um carro é um momento muito importante na vida dos brasileiros. O consórcio veio para facilitar o caminho para a realização desse sonho!

2. Ausência de Juros

Não existe juros ao fazer consórcio, somente a taxa da administradora do consórcio. Para quem colocar as contas na ponta do lápis, o consórcio sempre é a melhor opção em relação ao financiamento, pois o valor final a ser pago será sempre bem menor!

Se você está em busca de crédito e não tem como pagar um bem à vista, o consórcio foi feito para você!

O cliente escolhe um plano e paga as parcelas mensais conforme plano contratado. O bem poderá ser retirado no decorrer do plano, após a contemplação e aprovação do crédito.

3.Compra planejada

Como dito no item acima, o cliente escolhe o valor do crédito, quantas parcelas e o valor a ser pago mensalmente. Ou seja, você pode adequar seu orçamento antes de fazer consórcio no seu orçamento familiar e planejar a compra do seu carro ou casa sem nenhuma surpresa inesperada!

4.Taxas acessíveis

As taxas da administradora do consórcio são bem mais acessíveis para a população em geral, por isso, é muito mais econômico fazer consórcio e não um financiamento.

Até porque os juros dos bancos estão aumentando a cada mês, dificultando a vida dos brasileiros. O consórcio existe para facilitar a vida de quem gosta de economizar dinheiro!

Cada administradora possui a sua, você deve se informar e pesquisar antes de fechar um contrato. Você pode se informar com nossa equipe pelos canais de atendimento disponíveis no site da Embracon.

5. Poder de compra à vista

A carta de crédito que você recebe ao ser contemplado por sorteio ou lance equivale à compra de um bem ou um serviço à vista. Por isso, na hora que você vai efetuar a sua compra você, como um bom brasileiro consegue negociar e conseguir preços especiais!

6. Possibilidade de antecipar a contemplação com lance

Além do sorteio mensal, você pode acelerar o recebimento da carta de crédito ofertando lances, que nada mais são do que a antecipação de prestações, diminuindo o prazo de pagamento ou o valor da parcela, conforme estabelecido em contrato.

7. Valor do bem sempre atualizado

Para garantir que você tenha o poder de compra do bem ou do serviço desejado, o valor da carta de crédito é sempre atualizado no consórcio. Isso é necessário, pois, como muitos grupos de consórcio podem durar alguns anos, o valor do bem ou do serviço pode variar para mais ou para menos no momento da contemplação.

Dessa forma, as administradoras realizam os cálculos e atualizam o valor da carta de crédito de cada consorciado do grupo, reajustando o valor das parcelas. É importante lembrar que os critérios para os reajustes da carta de crédito devem constar no contrato, variam entre os segmentos e também são diferentes entre as administradoras.

8. Sem entrada

No consórcio, o valor do bem ou serviço é dividido integralmente na quantidade de mensalidades pré-estabelecidas em contrato entre o consorciado e a administradora. Assim, para fazer consórcio, você não precisa possuir grande parte do valor da compra. É necessário fazer o pagamento da primeira parcela, para participar da assembleia.

9. Utilização de até 10% do crédito para despesas

Outro motivo para fazer consórcio é poder pagar despesas relacionadas à aquisição do bem ou do serviço (como transferências de propriedade, tributos, registros cartoriais, instituições de registros e seguro) usando até 10% do valor total de crédito recebido na contemplação.

10. Consumo responsável

Ao fazer consórcio, o consumidor planeja-se de acordo com parcelas que cabem no seu bolso. Dessa forma, a modalidade incentiva o consumidor a traçar seu orçamento mensal e a programar o uso dos recursos para a aquisição de bens e serviços, funcionando também como uma “blindagem” contra compras sem planejamento.

11.Uso do FGTS para imóveis

É possível usar o FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) para dar lances a fim de antecipar a contemplação do consórcio e realizar o sonho da casa própria.

Viu só como as vantagens do consórcio são numerosas? Além de ser um bom investimento, esse contrato garante uma boa economia. Isso porque os juros de financiamentos são bem maiores do que a taxa de administração.

Então, quando você for comprar um bem de maior valor, considere essa opção, pois ela poderá trazer um alívio ao seu orçamento

12.Formação ou ampliação de patrimônio pessoal, familiar ou empresarial

O planejamento é a essência do consórcio e também do sucesso financeiro. Por isso, a aquisição de cotas, de forma programada e dentro de suas possibilidades, pode representar uma facilidade para você programar seu futuro, o de sua família e até mesmo o da sua empresa, conquistando bens e ampliando seu patrimônio pessoal, familiar e empresarial.

Viu que boas vantagens de fazer consórcio? Portanto, após ter os documentos confirmados e passar na análise de crédito, há a liberação do crédito ao cliente.

Consórcio é para quem?

1. Para quem pode esperar

Quem não tem necessidade imediata do bem certamente fará um excelente negócio ao adquirir uma cota de consórcio. Isso porque, nesse caso, esse investimento funciona como uma poupança programada, permitindo ao consorciado preparar-se financeiramente antes de ter o bem em mãos.

Vamos considerar que sua intenção é trocar de carro, por exemplo. No consórcio, você encontra parcelas muito mais em conta que nos financiamentos tradicionais!

Dessa forma, enquanto não é contemplado, pode continuar rodando com seu veículo antigo e ainda economizar nas parcelas do próximo.

Para isso, você pode inclusive abrir mão da possibilidade de ser contemplado por meio de sorteio, formalizando essa solicitação junto à administradora. Assim, você consegue saber exatamente quando terá sua carta de crédito em mãos, garantindo a compra do bem no momento certo.

2. Para quem quer fugir dos juros

Você já deve ter ouvido dizer que o consórcio não tem juros, não é mesmo? Pois se ainda duvidava, saiba de uma vez por todas: isso é mesmo verdade! Após a contemplação, o participante recebe a carta de crédito no valor contratado, podendo adquirir o bem ou contratar o serviço desejado à vista.

As taxas aplicadas em um plano de consórcio são relativas apenas à administração do grupo. Por isso, são mais leves que os juros praticados no financiamento convencional.

3. Para quem precisa de disciplina

Como você deve saber que economizar, definitivamente, não é tarefa das mais fáceis. Para complicar ainda mais a situação, vira e mexe aparecem tentações no caminho que fazem o dinheiro desaparecer, sendo direcionado para aquisições fora das prioridades estabelecidas.

Muitas vezes, o problema se deve ao fato de que, normalmente, deixamos para economizar apenas o valor que sobra no fim do mês. O detalhe é que essa fórmula pode ser bem desestimulante para aqueles que não possuem muita disciplina na hora de usar o dinheiro, uma vez que o mês geralmente acaba sem nada para poupar!

Que tal então transformar a tarefa de economizar em um compromisso fixo mensal, assim como o pagamento das contas de luz, água e internet? A melhor maneira de fazer isso é por meio do consórcio!

Nesse caso, você deve pagar parcelas mensais para continuar ativo no grupo e poder alcançar seus objetivos muito antes do que esperava.

4. Para quem busca flexibilização no pagamento

Se o que você procura é uma maneira flexível de realizar seus sonhos, que se ajustem de acordo com sua situação financeira, fazer consórcio é o negócio ideal.

Nos meses em que sobrar um pouco mais de dinheiro, por exemplo, poderá pagar algumas parcelas antecipadamente, abatendo o restante a ser pago. Aí é possível reduzir o período de pagamento ou amortizar as parcelas, mantendo o mesmo prazo contratado.

Essa é uma ótima oportunidade para aqueles meses em que costumamos contar com um pouco de receita a mais, como nos períodos de férias, de recebimento do décimo terceiro salário ou de premiações.

Em alguns casos, vale a pena usar esses valores para ofertar um lance e aumentar ainda mais a chance de ser contemplado.

O consórcio também oferece soluções para o participante que vier a enfrentar algum revés financeiro, vendo seu dinheiro encurtar e dificultando a realização dos pagamentos.

Isso porque é possível repassar a cota de um plano em andamento para outro interessado, recuperando assim o valor investido. É preciso verificar essa possibilidade com a administradora no momento da assinatura do contrato, ok?

Você se encaixa em algum desses perfis? Acesse o site da Embracon e confira os planos disponíveis para você fazer consórcio. Aproveite e faça sua simulação conosco!