O sonho de ter um carro para família, ter autonomia e não depender de transporte público, aplicativos ou serviços de carona ocupa grande parte da população, mas muitos estão pagando por isso. Como posso obter um veículo sem acumular dívidas? Qual a melhor forma de pagar pelo carro dos seus sonhos?
Além das oscilações nas taxas de juros, o financiamento é assustador devido às altas taxas de juros. O financiamento de veículos é o terceiro motivo mais comum para o endividamento dos brasileiros.
Por isso, uma modalidade diferente do tradicional parcelamento ganhou a preferência de quem está disposto a entregar as chaves em mãos - o consórcio de carro.
Um grupo de pessoas com o mesmo objetivo, comprar um veículo de valor e número de parcelas determinados, assina um contrato no qual fica estabelecido o valor mensal a ser pago. A administradora é a responsável pela intermediação e por acompanhar e cobrar os pagamentos mensais.
Veja como funciona na prática e os benefícios de um consórcio de carro.
Como funciona um consórcio de carro?
O sistema de consórcios funciona de uma forma bem simples e fácil de entender, por isso, é uma opção que você deve considerar com atenção na hora que decidir trocar ou comprar um novo veículo.
Um consórcio de carro começa através de um grupo de pessoas interessadas na compra de um veículo. Esse grupo é reunido através da administradora de consórcios. No Brasil, existem inúmeras organizações de confiança e prestigiadas no mercado, mas vale lembrar que antes de fechar qualquer negócio você deve checar a veracidade da empresa.
Por exemplo, se a empresa possui a autorização necessária para atuar nesse ramo, assim, você garante uma boa experiência e uma compra segura. Uma vez que o grupo de interessados estiver formado, todos os membros começarão a investir um valor mensal. A Embracon é uma administradora com muitos anos de experiência que pode te ajudar a conquistar o seu carro.
A partir desse valor investido mensalmente, é como se fosse formada uma poupança coletiva. Essas mensalidades, quando somadas, totalizam o valor de uma carta de crédito e, dessa maneira, é possível que uma cota seja contemplada todo mês.
Quem for sorteado, receberá a carta de crédito e poderá realizar a compra do veículo normalmente. Vale ressaltar que todos serão sorteados durante o consórcio.
Essa forma de aquisição possui diferentes prazos e você poderá ser sorteado no começo ou no final desse período.
Quais são os principais benefícios do consórcio de carro?
1. Sem juros
De todos os pontos fortes do consórcio de carro, este é talvez um dos mais proeminentes. Parece inacreditável, mas é verdade: não se cobram juros dessa forma.
Por que não cobrar juros? Como dissemos originalmente, em um consórcio, as pessoas se unem para autofinanciar a compra de algo.
Dessa forma, com o montante pago por elas todo mês, é formado um fundo comum, que é o valor destinado às contemplações.
Por exemplo, no financiamento regular, os juros são cobrados porque você pegou antecipadamente o dinheiro do banco. Para fazer esse empréstimo, ele cobra juros, e às vezes sai muito mais caro.
Sem cobrança de juros, no consórcio de carro você já sabe quanto está pagando. E não vai perder dinheiro, já que os juros do financiamento tendem a dobrar o valor final do veículo.
2. Poder de compra à vista
Quando você compra à vista determinado produto sabe que o poder de negociação é maior, certo? E essa também é uma das vantagens do consórcio de carro.
Por exemplo, os consorciados recebem uma carta de crédito à vista que equivale a um vale-compras e dá direito ao pagamento à vista do veículo desejado.
Assim, você tem maior poder de barganha para exigir descontos ou outras vantagens na hora de comprar, como os acessórios do seu carro. Ah, e como o valor da carta de crédito é sempre revisado, você não perderá poder de compra se tiver acesso ao valor de crédito no final do plano.
3. Taxas tributárias mais baixas
Dissemos acima que a modalidade de consórcio de carro não tem juros e nem entrada, mas é preciso ficar claro que não é gratuita.
Sim, cada consórcio cobra pelo menos uma taxa, pela manutenção. Chama-se taxa de administração e seu percentual varia de administradora para administradora.
A vantagem é que o percentual que cobra é diluído nas parcelas do consórcio de carro. Ou seja, se você tiver um plano de 60 meses, o custo será dividido por esse número.
Outra taxa que pode ser cobrada, dependendo da administradora do consórcio, é a de fundo de reserva. Ela tem como objetivo assegurar aos participantes que eles não serão prejudicados em caso de inadimplência de algum consorciado.
O fundo de reserva também é cobrado por percentual sobre o valor do bem e dividido entre as parcelas do consórcio.
4. Formato personalizado às suas necessidades
Uma parcela que cabe no seu bolso? Sim, essa é outra vantagem de fazer um consórcio de carro!
Ao procurar uma administradora, você pode escolher o valor da parcela que melhor se adequa à sua situação financeira. Além do valor, há também a questão do valor da parcela. Ou seja, quanto mais parcelas, menor o valor da parcela.
5. Possibilidade de planejar a compra com calma
Depois de falar sobre as vantagens do consórcio de carro, vamos falar sobre planejamento. A propósito, esta é a palavra-chave modal.
Além de planejar o valor da parcela, você também pode pesquisar com tranquilidade suas marcas e modelos favoritos que melhor atendem às suas necessidades. Desse modo, a compra é muito mais assertiva quando você receber sua a carta de crédito, pois terá estudado cada detalhe de seu novo veículo.
Gostou deste artigo? Continue nos acompanhando para ter acesso a mais conteúdos como este. Aproveite para acessar nosso site e fazer sua simulação na Embracon!