Consórcio de moto: faça o seu

20 de mar. de 20236 minutos de leitura
Consórcio de moto: faça o seu

Os consórcios são uma alternativa bastante viável para quem deseja realizar a compra de bens, como por exemplo, carros, motos e imóveis, sendo mais atrativos do que os financiamentos.

Sendo assim, o consórcio de moto é interessante tanto pelos valores e taxas de juros, quanto pelas contemplações, já que é uma das modalidades que mais vendeu cotas no ano de 2023, contemplando tanto homens quanto mulheres.

Nesse sentido, vamos falar sobre o que é um consórcio de moto, como ele funciona e o que avaliar ao aderir a um consórcio.

Antes de tudo, leve em conta seu estilo de vida

As pessoas geralmente possuem dois tipos de bens para finalidades diferentes, como um carro durante a semana e uma motocicleta aos finais de semana, ou uma situação oposta. Porém carro ou moto podem atender o mesmo público.

Se você já possui um carro que atende as necessidades diárias, pode ser útil ter uma moto quando o trânsito está mais favorável. No entanto, se não atende às suas necessidades, é melhor pensar em um carro novo.

Se você gosta de viajar nos finais de semana e está em busca de aventura, comprar uma moto pode ser divertido. Mas se for uma viagem em família, é necessário ter um carro.

Considere diferentes situações para entender melhor qual veículo você precisa. Leve muito em consideração o seu estilo de vida para não se arrepender da escolha no futuro.

O que é consórcio de moto?

Nem todo mundo tem o valor total para fazer a compra de uma moto à vista. Na verdade, isso é para bem poucos. Então, a opção para a maioria das pessoas é buscar alternativas que facilitem o pagamento desse veículo, e o consórcio é uma opção bem atrativa.

Ainda não entendeu ao certo como funciona o consórcio de moto? Não tem problema, vamos explicar melhor. Basicamente, é como se você guardasse dinheiro para adquirir uma motocicleta no futuro, planejando a sua compra para um determinado momento.

No consórcio, são formados grupos de pessoas físicas ou jurídicas que desejam fazer uma compra parecida, seja pelo modelo de moto escolhido ou pelo valor que pretendem pagar pelo bem.

É possível entrar em um grupo novo ou já existente. Os grupos novos ainda estão em formação, e a administradora está incluindo os membros. Portanto, não estão fechados nem ativos, e o processo de contemplação ainda não se iniciou — mas tem um prazo para começar.

Já no caso dos grupos que estão formados, o novo consorciado tem a opção de aderir à ao plano adquirindo uma cota que não foi comprada; ou, então, pode negociar com um membro que tenha decidido deixar o consórcio, ficando com todos os direitos para si, mas, também, as obrigações descritas no contrato.

Quem vai adquirir uma carta — ou seja, você — escolhe o valor dela de acordo com o crédito que vai precisar para comprar a moto desejada. Esse total é dividido em parcelas mensais, formando uma espécie de poupança com o suporte de uma empresa especializada que administra os valores e dá assessoria para o grupo.

Como funciona o consórcio de moto?

Basicamente, é como se você juntasse um valor para a compra de uma moto futuramente, fazendo todo um planejamento para a chegada desse momento especial.

No consórcio, grupos são formados (tanto de pessoas físicas quanto jurídicas) por quem deseja fazer uma aquisição parecida — seja pelo valor, seja pelo tipo do bem escolhido.

Assim como qualquer consórcio legalizado, o de motos também precisa ser administrado por uma empresa fiscalizada e credenciada pelo Banco Central. Dessa forma, o sistema garante uma modalidade de compra que transmite toda segurança necessária aos consumidores.

É a administradora que organiza os grupos, formando um caixa único com o recebimento das parcelas do consórcio. O saldo do caixa é utilizado para cobrir as cartas de crédito, que são disponibilizadas para os participantes quando recebem a contemplação.

Esse é o documento que vai mostrar ao vendedor da moto que você tem uma cota contemplada e que pode usá-la para adquirir a motocicleta.

No grupo que você fizer parte, todo mês, um consorciado tem a chance de comprar uma moto antes de finalizar o prazo do consórcio. Desse modo, de forma gradativa, os participantes são contemplados, até que todos consigam comprar a motocicleta que tanto sonham.

O que considerar na hora de comprar uma moto

O consumo de combustível

Quando o assunto é consumo de combustível, as motocicletas costumam ganhar de lavada dos automóveis. Mas não se engane, motos com alta cilindrada tem um consumo aproximado de um carro popular.

Portanto, antes de decidir se vai escolher entre o carro ou moto, tenha em mente sua rotina, a distância que você dirigirá com o veículo a cada semana ou mês. Depois de ter uma ideia sobre essa medida, faça cálculos para descobrir o custo do combustível para cada modelo desejado.

Considere também se o veículo é flex, pois pode ser mais vantajoso abastecer com álcool.

Analise o custo de manutenção

O custo de manutenção de motos de baixo deslocamento é menor, mas vale lembrar que aquelas motos com motores mais potentes tendem a trazer maiores gastos. As peças de reposição são mais caras e podem acontecer com mais frequência. Em alguns casos, os custos de manutenção de motos e carros podem ser semelhantes.

Para uma comparação mais precisa deve considerar o quanto pretende usar o veículo. Se o objetivo é utilizar em grande quantidade, a vida útil das peças costuma ser encurtada.

No entanto, existem algumas previsões básicas que podem ajudá-lo a entender quanto custará a manutenção de um carro ou moto. Como por exemplo, substituir os pneus, óleo, freios e outros componentes após rodar com o veículo por vários meses.

Agilidade ou segurança?

As motos são muito mais práticas que os carros, isso é um fato. É possível vencer trânsitos e congestionamentos, para chegar mais rápido no seu destino. Porém essa agilidade tem o custo de ser mais vulnerável quanto ao risco de acidentes. Além disso, uma simples chuva já tira bastante o conforto de se pilotar uma moto.

Os carros, por sua vez, não são tão ágeis quanto às motocicletas. Com carenagens deformáveis e airbags justamente para gerar mais segurança em caso de colisão. Além disso, podem trafegar com mais comodidade em dias de chuva e levar mais bagagens do que uma motocicleta.

Tudo isso conta na hora da escolha, considere os dois lados para tomar a melhor decisão.

Faça uma comparação de preço

Sabemos que o preço é sempre o maior fator na hora da sua escolha. Analise o impacto que os gastos do seu veículo vão impactar no seu orçamento ou até mesmo no orçamento da sua família, faça com que a necessidade e desejo sejam aliadas e não a grande vilã dos gastos familiares.

Quais são as vantagens do consórcio de moto?

Ausência de juros

Diferentemente do financiamento, não existe liberação de crédito para comprar o bem. Todo o recurso usado vem das parcelas e dos lances dos próprios integrantes do grupo. Assim, a administradora não faz a cobrança de juros, uma vez que ela não empresta dinheiro aos consorciados.

O que existe no consórcio é apenas a cobrança de uma taxa de administração, pois há bastante trabalho para administrar o dinheiro dos participantes. O grande benefício disso está no custo final, pois as taxas são bem menores quando comparadas às de financiamentos, por exemplo.

Poder de negociação maior

Assim que o participante recebe a carta de crédito, ele tem o valor total do plano adquirido. Geralmente, os consumidores que podem pagar um bem ou serviço à vista acabam tendo muito mais chances de negociar e conseguir ótimos descontos.

Mais segurança

Não é nada fácil fazer uma poupança para conquistar um bem. Imprevistos acontecem, e isso pode acabar adiando os planos de compra da sua moto. Nesse sentido, o consórcio oferece uma grande segurança, pois você consegue planejar e realmente concretizar a compra do seu veículo.

A facilidade está em escolher a carta de crédito, determinar o prazo em que você deseja fazer a compra e o pagamento das prestações. No final do período, tendo a carta de crédito em mãos, é possível comprar a motocicleta à vista, ou seja, você não tem que adiar a compra.

Com as incertezas da economia, cada vez mais as pessoas estão optando pelo consórcio para que possam realizar seus sonhos.

Uso flexível do crédito

Uma vantagem muito grande de optar pelo consórcio é a flexibilidade na hora de usar o crédito, quando receber a contemplação. Nessa modalidade de compra, você pode escolher quando, onde e o que comprar, desde, é claro, que a categoria do bem que você escolheu seja respeitada.

Melhor prazo de pagamento

Como o planejamento é fundamental, pensar em um prazo razoável para o pagamento das prestações sem ter que prejudicar o orçamento do mês é a alternativa mais viável para adquirir a sua moto.

Como são entregues as cartas de crédito?

Sorteio

Os sorteios são realizados nas assembleias mensais entre os participantes que estão com as parcelas em dia. São sorteados os números das cotas que serão contempladas. Nesse caso, depende-se, realmente, da sorte de cada um, pois todos têm a mesma chance.

Lance

Se não quiser contar com a sorte, o consorciado também pode dar um lance, em uma espécie de leilão que acontece durante as assembleias. Nesse caso, ele faz a oferta de um determinado valor na tentativa de ser contemplado.

Vencem os consorciados que dão os maiores lances, correspondentes à antecipação de um determinado número de parcelas. Assim, quanto mais parcelas a pessoa consegue antecipar, maiores são suas chances de contemplação.

Agora que já esclareceu suas maiores dúvidas sobre o consórcio de moto, aproveite para conhecer todos os planos disponíveis da Embracon para realizar o seu sonho!

Faça sua simulação conosco!