Melhores investimentos para 2022

Melhores investimentos para 2022

A chegada de um novo ano é sempre acompanhada por uma famosa definição de metas. E para cumprir as metas vocês geralmente precisam de dinheiro, não é?

E uma das possibilidades de se obter dinheiro é pelo investimento. Mas existem realmente os melhores investimentos para 2022? Neste artigo, simplificamos este tópico com tudo que você precisa saber para fazer os melhores investimentos em 2022.

Aqui, é preciso ser objetivo: nenhum investimento pode ser considerado o melhor investimento de 2022. Sim, lamentamos não ter atendido as suas expectativas com isso, mas essa é a realidade do mundo dos investimentos.  

O principal motivo é simples: sem saber quem você é, qual é sua tolerância ao risco e quais são seus objetivos, é impossível definir os melhores investimentos para o seu perfil.  

Portanto, desconfie de quem afirma ter melhores investimentos no ano que vem sem prestar atenção nas nuances de cada investidor. É provável que haja outros interesses por trás dessa pessoa - você já deve saber que, no mundo dos investimentos, os interesses nem sempre são consistentes.

O que torna o investimento bom?  

Não estamos complicando quando falamos em "melhores investimentos", pensamos instintivamente no investimento com maior retorno.  

Afinal, o melhor investimento é aquele de maior rendimento, certo? Na verdade, não.  

Para entender essa questão aparentemente contraditória, coloque-se na perspectiva de um investidor aposentado de 70 anos. Para tornar nosso exemplo mais simples, o chamamos de João. João acumulou ativos durante muitos anos de trabalho, mas hoje ele só tem renda da aposentadoria. É possível que o melhor investimento de João em 2021 seja Bitcoin e a lucratividade daquele ano tenha atingido 100%? Se a lucratividade é o único critério, talvez a resposta seja sim. Mas ela não é, e é por isso que este não é o melhor investimento de João.

Bitcoin é um investimento de retorno variável que envolve alto risco e é extremamente volátil, por exemplo, pode cair mais de 30% em poucas horas. Para João, não faz sentido alocar todo o seu patrimônio para esse investimento volátil e arriscado - mesmo que os retornos potenciais sejam interessantes. João não gosta de arriscar e prefere investimentos conservadores.  

Neste caso, a chance de perder dinheiro é bem menor. Portanto, para João, o melhor investimento pode ser em fundos de renda fixa ou títulos públicos que ele conheça. O melhor investimento será definido com base no perfil do investidor de todos, que basicamente mede a tolerância do investidor a riscos e perdas.

Além disso, você precisa entender a meta do investidor para o dinheiro, pois isso definirá a data em que o valor disponível será exigido. Por exemplo, a distribuição recomendada para quem planeja se aposentar em 30 anos é muito diferente da distribuição recomendada para quem quer usar o dinheiro investido em viagens após dois anos.  

Portanto, além da rentabilidade, também é necessário entender os riscos envolvidos e a liquidez necessária para o investimento. Vale lembrar que liquidez é um nome conveniente para o investidor converter seus investimentos em caixa em suas contas. Somente depois de concluir todas essas etapas, vale a pena olhar o retorno do investimento e comparar os lucros entre si.

Lista dos melhores investimentos para 2022

A seguir, listaremos os principais investimentos à sua disposição para que você possa entender quais são os melhores para você em 2022.

Títulos de renda fixa

No mercado financeiro, um dos sinais de 2021 é que a renda fixa voltou a ser o foco das atenções.  

Resumindo, renda fixa inclui investimentos cuja rentabilidade é conhecida com antecedência e não muda com o tempo - daí o nome “fixo”. Fazem parte da renda fixa títulos públicos negociados por meio do Tesouro Direto e títulos privados negociados por bancos e corretoras, como CDB, LCA e LCI. Em comparação com a renda variável, a renda fixa é mais segura porque a chance de perder dinheiro é muito menor. Mas, ao mesmo tempo, oferece menos potencial de retorno.

Portanto, é mais adequado para investidores conservadores ou com objetivos de curto prazo.  

Mas por que a renda fixa está de volta aos holofotes? A razão está no valor da taxa básica de juros da economia, Selic. Iniciamos o ano com taxa Selic de 2%, o menor patamar da história. Isso porque, nos primeiros meses da pandemia, o Banco Central baixou drasticamente as taxas de juros para estimular o consumo de bens e serviços.  

Funciona assim: quanto menor a Selic, mais fácil é obter crédito. Além disso, com o caixa em mãos, pessoas e empresas vão consumir mais, impulsionando a economia. A desvantagem dessa estratégia é a desvalorização da moeda, também conhecida como inflação.

Ações

O ano de 2021 definitivamente não foi o melhor ano para a Bolsa de Valores, mas 2022 será diferente? Antes de prosseguir, precisamos entender as ações como uma pequena parte do capital listado na bolsa de valores.  

Por exemplo, ao comprar ações, você se tornará um sócio minoritário da bolsa e terá direitos sobre seus lucros. Livre negociação na bolsa de valores, as ações flutuam de acordo com a lei da oferta e da demanda. Ou seja: quando mais gente tiver interesse em vender, o preço cairá. Quando há muitos compradores, o preço sobe.

O índice Ibovespa reúne cerca de 80% da bolsa de valores com as ações mais negociadas e é o principal índice do mercado acionário brasileiro.  

BDR  

Se a Bolsa de Valores brasileira caísse em 2021, a bolsa americana não poderia dizer o mesmo. No início de dezembro, o S & P 500, o principal índice do mercado de ações dos Estados Unidos, havia subido mais de 26%. Este ano bateu muitos recordes, sempre superando o seu recorde histórico. Mas há espaço para crescimento? O BDR é um ativo que replica ações negociadas em bolsas de valores como a Bolsa de Valores de Nova York.

Por meio deles, você pode investir em algumas das maiores empresas do mundo na Bolsa de Valores brasileira, como Amazon, Microsoft, Apple, Google, Facebook, Nike e Tesla.  

Além da volatilidade dessas empresas na bolsa de valores, você também tem riscos cambiais. Ou seja: quando o dólar se valoriza frente ao real, como aconteceu neste ano, você também ganha.  

Na prática, o BDR é uma excelente opção para quem deseja diversificar sua carteira de ações de forma simples e descomplicada.  

Mas é importante lembrar que os riscos também são altos, assim como outros ativos de renda variável, idealmente, você precisa analisar a empresa em que planeja investir, a fim de compreender seus fundamentos, pontos fortes e fracos em detalhes. Só assim, com a mentalidade do proprietário e perspectiva de longo prazo, é possível reduzir o risco ao investir nesses ativos.

Criptomoeda  

O ano de 2021 é mais um ano de ascensão do Bitcoin: até dezembro, o valor das criptomoedas ultrapassa 80%. Além do Bitcoin, algumas das principais criptomoedas do mundo também tiveram grande valorização, como o Ethereum.  

Os investidores que acreditam no potencial das criptomoedas têm vários argumentos para justificar essa aposta. Da tecnologia blockchain à descentralização das criptomoedas, as criptomoedas não controlam as entidades, assim como as moedas econômicas atuais, como dólares americanos ou reais. Independentemente do argumento de investimento, deve-se lembrar que a criptomoeda é um dos investimentos mais voláteis e arriscados disponíveis para os investidores.

Nesse caso, pode fazer sentido escolher fundos de criptomoeda, que têm gerenciamento ativo para selecionar ativos para reduzir o risco. Por exemplo, se você decidir investir em criptomoeda em 2022, recomendamos que essa alocação seja uma das menores alocações em seu portfólio, não mais do que 10% de seu portfólio.

Energia limpa: o mundo se prepara para a revolução verde

Com as mudanças climáticas, as principais potências mundiais têm revisto seu consumo de energia e estudado formas de aliviar os desequilíbrios ambientais.  

Por exemplo, a 26ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP26) reuniu 196 signatários do Acordo de Paris em Glasgow (Escócia) para discutir formas de proteger o meio ambiente e conter o aquecimento global descontrolado.

Os Estados Unidos, China e outros países assinaram acordos para reduzir as emissões de gases de efeito estufa e, a longo prazo, eliminar completamente o uso de combustíveis fósseis. São acordos baseados em projetos governamentais de cada país: nos Estados Unidos, de acordo com o plano de infraestrutura de US $ 1,2 trilhão; e na China, de acordo com o plano quinquenal 2021-2025.  

Portanto, investir em fontes de energia limpa do exterior tornou-se uma boa oportunidade para investidores de longo prazo.  

Consórcio imobiliário

Sobre investir em um consórcio, uma das características mais marcantes é que você finalmente se livra das altas taxas de juros.  

E não é difícil entender o porquê, porque o objetivo principal é usar o dinheiro da parcela paga pelos membros do consórcio para comprar bens à vista. Não há necessidade de pagar juros sobre o valor do crédito do contrato, excelente opção para quem quer se livrar do abuso de valor causado pelos financiamentos tradicionais.

No consórcio, o pagamento do imóvel é parcelado, sem juros e sem entrada. Com o consórcio de imóveis você poderá aumentar seu patrimônio.

Fique por dentro de todas as novidades aqui no blog da Embracon.

Simulação