Quais as opções de consórcio para CNPJ

Quais as opções de consórcio para CNPJ

As empresas precisam considerar constantemente o aumento de seu patrimônio e a economia de custos. A gestão financeira é fundamental neste processo, mas existem outras ideias que podem ser colocadas em prática. Um deles é um consórcio de pessoas jurídicas (consórcio para CNPJ).  

Muitos empreendedores não sabem das atividades do consórcio, mas acredite que esta é uma forma de fazer sua empresa crescer sem passar por acontecimentos difíceis e imprevistos. Ao mesmo tempo, realizar mais economia e garantir o acúmulo de riqueza.

Um consórcio é um tipo de crédito usado para comprar vários tipos de serviços ou bens. É uma forma de economia colaborativa e autofinanciável a longo prazo, sem juros.  

As pessoas se reúnem como um grupo para economizar o quanto precisam. Os bens obtidos por meio desse processo podem ser casas, terrenos, prédios, caminhões, carros, etc.  

Neste artigo, você aprenderá mais sobre esse processo e quais são as opções de consórcio para CNPJ, como você pode utilizá-lo para obter a aquisição desejada. Siga para saber mais!

O que é o consórcio para CNPJ?

Um consórcio para CNPJ é um sistema de compras programático que pretende reunir várias pessoas físicas ou jurídicas que pretendem adquirir móveis, imóveis, equipamentos ou veículos.  

Por exemplo, suponha que uma empresa deseja comprar mais ativos para expandir sua rede e infraestrutura, pode se reunir com outras pessoas e empresas através do consórcio e pagar menos parcelas do que empréstimos. O consórcio está a cargo de uma administradora que reúne o grupo.

Todos os consorciados, inclusive os já contemplados, continuarão pagando as parcelas até o final do consórcio, quando todos receberão uma carta de crédito para a aquisição dos bens pactuados. Também é possível captar crédito por meio de lances, semelhante a um leilão entre consorciados.

Como funciona o consórcio para CNPJ ou pessoa jurídica?  

Esse modelo é oferecido as empresas que se tornam membros do consórcio. Esta é uma alternativa eficaz porque permite organizar a compra de bens e serviços sem afetar o capital de giro devido à compra à vista.  

Além disso, em comparação com outras formas de compra a prazo, o custo de aquisição de bens é menor. Portanto, esta é uma forma de investimento bem vantajosa.

O foco está na compra de bens móveis, imóveis ou serviços. No primeiro caso, a frota pode ser atualizada. Em segundo lugar, você pode planejar a compra de novos edifícios ou terrenos para expandir as atividades ou usá-los para projetos de construção ou reforma. Existem também o consórcio de serviços que visam o recrutamento de serviços de festas, viagens, reformar e etc.

O processo de implantação de um consórcio para pessoas jurídicas ou físicas passa pela busca de uma administradora que seja a empresa responsável pela prestação dos serviços de gestão aos integrantes do consórcio. Ou seja, é a administradora que divide as pessoas em grupos e organiza as reuniões (assembleias de consórcio) onde serão feitos os sorteios ou oferecidos os lances para contemplação dos consorciados.

A contemplação do uso do crédito (aquisição da carta de crédito) e da compra de ativos pode ser feita por sorteio ou lance. Após cuidadosa consideração, o consorciado pode decidir livremente os bens ou serviços que deseja obter, desde que dentro do mesmo grupo contratado. Na prática, a carta de crédito equivale ao valor à vista, dessa forma, pode ter maior poder de compra na hora de adquirir o bem ou serviço.

Uma vez obtidos os bens ou serviços, o consorciado deve continuar a pagar as parcelas até o final do plano, o que só acontecerá quando ele efetuar o pagamento de todas as parcelas do plano contratual.

Quais são os benefícios do consórcio para CNPJ?  

O consórcio de pessoas jurídicas ou consórcio para CNPJ pode trazer muitos benefícios para o seu negócio. Por se tratar de uma economia planejada, diversos tipos de bens e serviços podem ser adquiridos sem afetar significativamente o capital de giro. Confira a seguir as principais vantagens da contratação de um consórcio para empresas.

Investimento

Não há taxa de entrada nos planos de consórcio de pessoas jurídicas para CNPJ. O parcelamento é suficiente para atender às necessidades da empresa, sendo o prazo contratual flexível, que é determinado no momento da assinatura do contrato. Você pode até adiantar a contemplação por meio de lances.

Personalização do plano de acordo com suas necessidades

Uma grande vantagem do consórcio é que ele te permite escolher o plano ideal de acordo com a sua necessidade.  

Isso significa que você pode determinar o valor da carta de crédito que mais se adequa ao seu objetivo, bem como escolher o valor do parcelamento e a forma de pagamento, considerando as opções disponíveis no seu grupo sindicalizado. Dessa forma, você pode investir sem comprometer o fluxo de caixa da empresa.

Segurança de investimento

Consórcio é um modelo de aquisição e possui legislação própria para manter a segurança do sistema. Além disso, as administradoras do consórcio são supervisionadas pelo Banco Central, garantindo a credibilidade do consórcio.

Manutenção do valor de compra

O valor da carta de crédito é atualizado continuamente durante o período de validade do contrato. Esta atualização ajuda a manter o poder de compra de sua empresa. Portanto, após uma contemplação, você pode adquirir bens ou serviços com valor atualizado e que sejam consistentes com o cenário econômico atual.

Pode se expandir mesmo em tempos de crise

Mesmo com a economia em crise, até mesmo devido a pandemia de coronavírus, sua empresa pode continuar expandindo suas atividades com o consórcio. Esta é uma forma de rever a sua estratégia e ter mais fôlego à espera da retoma do crescimento dos negócios.

Ao mesmo tempo, você pode continuar investindo e controlando melhor seu fluxo de caixa, pois o consórcio permite que você planeje as aquisições que deseja fazer.

Alternativas na utilização do crédito

Uma vez contemplado, é possível adquirir quaisquer bens ou serviços que se enquadrem na categoria coberta pelo contrato.  

Por exemplo: se for um conjunto imobiliário, pode ser uma casa, apartamento, pavilhão ou galpão. Se for uma frota de veículos, a escolha pode recair em automóveis de passageiros, caminhonetes, motocicletas, caminhões, SUVs, etc. Portanto, é mais provável que você use o crédito obtido para aumentar seus ativos de negócios.

Possibilidade de negociação e maiores descontos

Como vimos, a carta de crédito esperada equivale à compra de bens ou serviços à vista, o que possibilita a negociação de descontos mais expressivos. Você tem maior poder de compra e pode obter melhores preços e benefícios.

Custos mais baixos para bens de grande valor

Outro benefício recorrente que favorece o consórcio é que ele fornece bens de maior valor a um custo menor. As mercadorias de alto valor são, antes de mais nada, casas, apartamentos, terrenos, carros - essas mercadorias constituem, sem dúvida, a base de todo o patrimônio. Outros itens valiosos podem ser destacados, como consórcios de serviços: intercâmbio, cirurgia plástica, festas de casamentos, aniversários, formaturas, reforma, etc.  

Os imóveis podem se tornar parte integrante do patrimônio a um custo muito menor do que os empréstimos. Atualmente, a compra de imóveis à vista é relativamente rara e só ocorre quando se trata de transações imobiliárias com pequenas diferenças de valor.

Quando receber a carta de crédito?  

Conforme mencionado anteriormente, a obtenção de uma carta de crédito ocorre após contemplação. Antes de adquirir bens ou serviços, a administradora analisa as garantias exigidas.  

Como funciona a contemplação? Realiza-se uma vez por mês, em reuniões ordinárias. Os membros do consórcio podem ser sorteados a qualquer momento durante todo o grupo, porque não existe um tempo de sorteio predeterminado para cada um, sabe-se apenas que todos serão contemplados. Pode acontecer de duas maneiras: sorteio ou lance.  

Agora que você sabe que é possível e como fazer um consórcio para sua CNPJ, faça sua simulação com o Consórcio Embracon e aumente seu patrimônio.

Simulação